ter, 16 abril 2024
InícioDestaquesBolsonaro elogia “urnas” com impressão de votos usadas no Paraguai

Bolsonaro elogia “urnas” com impressão de votos usadas no Paraguai

Após uma live em que mostrou denúncias de fraude eleitoral já desmentidas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou ao tema do voto impresso neste sábado (31), ao compartilhar em suas redes sociais um vídeo sobre o funcionamento do sistema eleitoral no Paraguai.

“O Paraguai é exemplo para o Brasil quanto à confiabilidade das suas urnas”, escreveu ele. O país vizinho implementou a urna eletrônica recentemente, com a possibilidade de impressão do voto.

Na última quinta-feira (29), Bolsonaro usou sua tradicional live para fazer uma defesa enfática da adoção do voto impresso e voltou a falar sobre denúncias de fraude que circulam pela internet e já foram desmentidas.

O evento no Palácio da Alvorada foi aberto à cobertura de jornalistas credenciados pelo local e serviu também para o chefe do Executivo federal fazer fortes ataques a Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE.

“É lamentável o que está acontecendo”, disse Bolsonaro na live. “O presidente do TSE não quer eleição, quer impor um nome”, acusou.

Vídeos da web como provas

O presidente levou para a live um auxiliar, que se apresentou apenas como Eduardo, para mostrar o que seriam os indícios, mas apenas divulgou vídeos que já circulam pela web e por aplicativos de mensagens, com pessoas dizendo que apertaram 17 na urna e não viram a foto de seu candidato, denúncias que foram feitas em 2018 mas não foram provadas em nenhuma ocasião.

“Aos que me acusam de não apresentar provas, eu devolvo a acusação: apresente prova de que não é fraudável”, provocou o presidente, que defendeu seus indícios como “fortíssimos”, mas admitiu que eles ainda estão em apuração.

PEC do voto impresso

A Câmara dos Deputados discute uma proposta de emenda à Constituição (PEC) de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF) para que, “na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria”.

Sem votos na comissão especial, à votação da PEC foi adiada para depois do recesso parlamentar. A discussão do voto impresso centraliza uma cruzada entre o governo, o Congresso e especialistas em eleição. Especialistas são categóricos ao defender a segurança das urnas eletrônicas.

O cabo de guerra já resvalou em supostas ameaças à realização do pleito no próximo ano. A mais recente envolve o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto.

Via PE Notícias

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
27.9 ° C
27.9 °
27.9 °
68 %
5.6kmh
100 %
ter
33 °
qua
32 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
32 °

Mais Lidas