qui, 28 março 2024
InícioDestaquesAlepe: Concurso cultural vai premiar produções inspiradas em Paulo Freire

Alepe: Concurso cultural vai premiar produções inspiradas em Paulo Freire

   

Como parte das comemorações do centenário de Paulo Freire, em 2021, alunos da Rede Estadual podem participar de um concurso cultural baseado no pensamento do educador pernambucano, falecido em 1997. O lançamento foi feito pelo secretário de Educação, Marcelo Barros, durante reunião da Comissão do Ano Legislativo Centenário Educador Paulo Freire nesta segunda.

De acordo com o gestor, os trabalhos podem ser realizados em três categorias: poema, cartão postal e vídeo. “Cada uma dessas categorias possui um tema gerador que representa uma citação de Paulo Freire e esse é o tema que o estudante vai abordar no seu projeto. Então, esse concurso é uma forma de nós estimularmos os estudantes a refletir principalmente sobre a importância do educador e filósofo Paulo Freire para a educação”.

A previsão é que as inscrições dos trabalhos sejam feitas em agosto e que a cerimônia de premiação seja realizada no dia 20 de setembro. O primeiro colocado ganha um tablet e kit literário; segundo e terceiro lugares, um smartphone e kit literário.

De acordo com a secretária executiva Ana Selva, o mês de setembro também deve marcar a finalização de vivências freireanas realizadas pelas escolas desde o primeiro semestre.  “A ideia de realmente viver Freire, de diferentes formas, então estimulando não só a leitura, rodas de diálogo, encenações, vários murais, então, todas as ações que a gente sabe que os nossos professores, a gente sabe que eles têm essa leitura de Freire”.

Além do anúncio do concurso, a  Assembleia Legislativa lançou um selo comemorativo. A arte foi apresentada pela presidente do Colegiado, deputada Teresa Leitão, do PT. “Parlamentares podem usá-lo à vontade, a Mesa Diretora também,  é isso que eu peço, que a Mesa Diretora use o selo em todas as suas comunicações internas e externas, e é uma homenagem, por mais que a gente faça, a gente diz que é singela, pelo tamanho do legado desse grande educador pernambucano”.

O deputado Professor Paulo Dutra, do PSB, também comemorou a aprovação, no último mês de maio, de uma lei que prevê aulas temáticas, ações culturais e eventos voltados para ampliar o conhecimento da população sobre Paulo Freire, todos os anos, sempre na semana em que estiver compreendido o dia 19 de setembro, aniversário do educador. A Comissão do Ano Legislativo Centenário Educador Paulo Freire é composta por parlamentares e representantes do Conselho Estadual de Educação, Centro Paulo Freire e Secretaria de Educação, além da Cátedra Paulo Freire, ligada à Universidade Federal de Pernambuco.

VIA DIDI GALVÃO



Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
27.7 ° C
27.7 °
27.7 °
66 %
9.1kmh
55 %
sex
33 °
sáb
34 °
dom
35 °
seg
33 °
ter
23 °

Mais Lidas