sex, 29 março 2024
InícioDestaquesPetrolândia: CODEVASF responde ofício do Vereador 'Evaldo da Melancia', e diz que...

Petrolândia: CODEVASF responde ofício do Vereador ‘Evaldo da Melancia’, e diz que por motivos financeiros não pode ampliar o fornecimento de água no perímetro irrigado do Distrito Icó-Mandantes aos domingos

O Vereador de Petrolândia, Evaldo da Melancia (SD) após reunião com alguns produtores rurais, Gerente Regional de Irrigação da CODEVASF – José Costa e o Superintendente da CODEVASF – Aurivalter Cordeiro, que se deu através de videoconferência, elaborou um ofício no dia 11 de março, solicitando ao Diretor/Presidente da CODEVASF – Marcelo Andrade Moreira Pinto, que seja viabilizado o fornecimento de água, também aos domingos, no perímetro irrigado do Distrito Icó-Mandantes, nos Blocos 03 e 04, localizados no município de Petrolândia-PE. 

Em resposta ao ofício que se deu no dia 28 de abril, a CODEVASF, não se propôs ao funcionamento da irrigação aos domingos, segundo o seu superintendente, o atendimento ao ofício do vereador Evaldo da Melancia, fica inviabilizado já que a operação demandaria um aporte de recursos financeiros, atualmente indisponíveis, da ordem de R$ 700,000,00 (setecentos mil reais) anuais, para cobrimento das despesas com energia elétrica e contratação/adequação de mão de obra.

Lembramos que tal demanda é antiga dos agricultores sediados nas referidas comunidades, sendo que os mesmo tem esperança que as poucas horas de irrigação que já acontecem de segunda a sábado sejam ampliadas também aos domingos, tendo em vista o fator relevante para o crescimento econômico dos agricultores do município. 

Acompanhe a resposta do Ofício na integra:


Oficio nº 043/2021/CODEVASF/3ºSR

Petrolina, 28 de abril de 2021.

Ao Senhor 

Evaldo José de Sá 

Vereador

Câmara Municipal de Petrolândia

Av. dos Três Poderes, Nº 187, Centro,

56460-000, Petrolândia/PE

Assunto: Disponibilidade de Água para Irrigação aos Domingos

Referência: Ofício nº 004/2021, de 8 de abril de 2021

Prezado Senhor,

1. Cumprimentando cordialmente Vossa Senhoria, em atenção à solicitação de disponibilização das águas para irrigação aos domingos no Projeto de Irrigação de Icó Mandantes, o qual, com base nos dados de janeiro de 2021, apresenta um área plantada de 565ha, de um total irrigável de 1.302ha, o que resulta em um ocupação de 43,40%, informamos sobre a impossibilidade de atendimento ao pleito, uma vez que tal operação demandaria um aporte de recursos financeiros, atualmente indisponíveis, da ordem de R$ 700,000,00 (setecentos mil reais) anuais, para cobrimento das despesas com energia elétrica e contratação/adequação de mão de obra.

2. Ressaltamos que todos os 4 (quatro) projetos de irrigação da Borda do Lago de Itaparica, em Pernambuco – Manga de Baixo; Icó Mandantes (blocos 3 e 4); Apolônio Sales; e Barreiras (blocos 1 e 2), operam de forma semelhante, de segunda a sábado, conforme planilha em anexo. 

3. O Projeto Icó Mandantes (bloco 3) operou diariamente, em caráter emergencial, durante o período de abril de 2020 a fevereiro de 2021, em virtude do funcionamento de apenas 2 (dois) conjuntos de moto bombas na estação de bombeamento principal. Porém, a partir do mês de março deste ano, com o restabelecimento das condições normais de operação ou seja, 3 (três) conjuntos de moto bombas, e o consequente aumento de 11% no volume total de água fornecido, foi retomado a operação padrão a todos os projetos.

4. Sendo o que se apresenta, colocamos à disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas.

Atenciosamente

AURIVALTER CORDEIRO PEREIRA DA SILVA

Superintendente Regional da 3ª SR – CODEVASF

Reportagem relacionada AQUI.

Por Redação | Informações: ASCOM do Vereador Evaldo da Melancia/Imagem criada por Alex Santos

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
23.9 ° C
23.9 °
23.9 °
90 %
5.3kmh
84 %
sex
33 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
32 °
ter
28 °

Mais Lidas