qui, 28 março 2024
InícioDestaquesGoverno Biden segue Trump e deporta 106 brasileiros em voo que chega...

Governo Biden segue Trump e deporta 106 brasileiros em voo que chega ao Brasil na sexta-feira

Em uma clara mensagem de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende manter aspectos da política migratória de seu antecessor, Donald Trump, o governo americano enviará de volta ao Brasil, na próxima sexta-feira, mais de uma centena de brasileiros que entraram no país irregularmente.

O local de saída do voo ainda não foi informado pelas autoridades americanas, responsáveis pelo fretamento das aeronaves, mas é provável que a decolagem ocorra por um terminal localizado no Sul do país, no Texas ou no Arizona. A expectativa é que o avião pouse no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte na tarde de sexta-feira com 106 brasileiros.

São pessoas que estão detidas naquele país — por estarem em situação ilegal e também por delitos como porte de drogas e infrações de trânsito — e não têm qualquer perspectiva de viver em liberdade nos EUA, disse uma fonte da área diplomática. O governo brasileiro não aceita a inclusão no voo daqueles com possibilidade de revisão de sentença, ou que serão separados de suas famílias, ou ainda que estão nos EUA desde criança e nem sequer sabem falar português. 

Essa fonte explicou que não existe um número fechado sobre quantos brasileiros estariam prontos para serem deportados. Pesa nessa indefinição de dados o fato de a pandemia ter causado acúmulo de imigrantes em situação irregular e infratores em geral de outras nacionalidades nas prisões americanas.

Um argumento favorável ao retorno ao Brasil, que tem sido usado por autoridades brasileiras, é o risco de se contrair Covid-19 nas cadeias dos EUA. Ao voltar ao Brasil, o cidadão ganha sua liberdade.

O último voo fretado com brasileiros deportados desembarcou no Brasil em fevereiro do ano passado. Havia 130 pessoas a bordo e ainda restavam outros 139  detidos sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) dos EUA, todos eles com uma ordem final de remoção dada por um juiz de imigração daquele país. Estima-se que cerca de 250 cidadãos do Brasil tenham sido banidos no governo Trump.

As deportações em massa foram autorizadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro a partir de meados de 2019. As remoções são comunicadas pelo governo americano ao Itamaraty e à Polícia Federal.

Via PE Notícias

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
27.7 ° C
27.7 °
27.7 °
66 %
9.1kmh
55 %
sex
33 °
sáb
34 °
dom
35 °
seg
33 °
ter
23 °

Mais Lidas