Petrolândia Notícias: Prefeito de Belmonte contraria governador, não se preocupa em salvar vidas e mantém comércios abertos


CLIMAGEM

CLIMAGEM

























domingo, 14 de março de 2021

Prefeito de Belmonte contraria governador, não se preocupa em salvar vidas e mantém comércios abertos

 Após o governador decretar o fechamento dos comércios de todos os municípios de Pernambuco após as 20 horas, da segunda a sexta e aos sábados e domingos, e após o Blog FalaPE apurar, na sexta, com exclusividade, que o governador Paulo Câmara pode decretar lockdown em Pernambuco a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de março, surge um prefeito disposto a desacatar e confrontar o decreto do governador Paulo Câmara, ambos do mesmo partido (PSB).

Pois é. Em um total desrespeito à população, na contramão do Governo do Estado e de praticamente todas as prefeituras pernambucanas, o prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, avisou que no município administrado por ele não fechará nada, como se lá o combate à covid-19 estivesse funcionando, sendo que o município não tem NENHUM leito de UTI para tratar os pacientes da covid-19, apesar de ter recebido quase 4 milhões de reais do Ministério da Saúde. São José do Belmonte tem pouco mais de 30 mil habitantes e já teve, até agora, 1.379 casos confirmados e 30 óbitos provocados pela doença. E o mais inusitado foi que ele fez o anúncio em um comentário na Live que o presidente Jair Bolsonaro fez nessa sexta-feira (12), no Facebook.

No mesmo dia, através de uma ementa no decreto 015/2021, o gestor liberou a abertura do comércio e o pleno funcionamento normal da feira livre pública para o sábado (13). “Eu não sei se o prefeito sabe, mas o decreto estadual de lockdown tem ascendência sobre as gestões municipais. Traduzindo: ele não apita em nada nesse caso”, destacou Fernanda Maria Negromonte, Cientista Política com ênfase em Relações Internacionais pela UFPE, membra da Equipe FalaPE.

Após tomar conhecimento da situação, vários belmontenses têm usado as redes sociais para criticar a atitude errônea, arriscada e suicida do gestor municipal e aguardam o posicionamento e ação do Ministério Público, órgão que tem atuado em vários municípios em que prefeitos tentam descumprir decretos do governo do estado. Na verdade, o MP de São José do Belmonte tem que atuar e fazer valer no município o decreto do governo do estado, pois agindo assim, certamente, vidas serão salvas.

Via Blog do Samarone