qui, 28 março 2024
InícioDestaquesNo Dia Mundial da Água, Associação PROVIDA através de parcerias com à...

No Dia Mundial da Água, Associação PROVIDA através de parcerias com à Diocese de Floresta, Cáritas Regional II, e Prefeitura de Inajá, perfura poço para família na Zona Rural [Fotos e Vídeo]

Garantir que todos e todas tenham acesso universal e qualitativo à água potavel até 2030 é uma das 169 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Organizações das Nações Unidas (ONU).

No Dia Mundial da Água, 22 de março,  a Associação PROVIDA através de  parceria com a  Diocese de Floresta, Cáritas Regional  Nordeste II, Associação de Fontes e Projetos de Ajuda da Áustria – Verein für Brunnen und Hilfsprojekte e Prefeitura de Inajá, lançam o Projeto Águas que Geram Vidas, no município.  

A Associação PROVIDA em conjunto com o Coletivo Voluntários do Bem, através da Prefeitura de Inajá e Diocese de Floresta, em parceria com a Brunnem Projetos – Associação de Fontes e Projetos da Áustria e Cáritas Brasil – Regional II, lançaram nessa segunda-feira (22) Dia Mundial da Água – o Projeto Água que Geram Vidas, que tem por objetivo perfurações de poços artesianos comunitários rasos em regiões com défice hídrico que atenderá toda região que compõe a diocese de Floresta-PE. 

O projeto vai levar água para comunidades na zona rural no município  através da perfuração de poços.

O local escolhido para o lançamento do projeto foi a comunidade Baixa Funda, localizada na zona rural de Inajá, no Sertão de Pernambuco, sendo beneficiada a família ‘Quilombola Enjeitados’ que já tem existente o Sisteminha Embrapa e em breve terá um poço artesiano para complementar seu projeto.


A máquina perfuratriz utilizada na perfuração é uma maquina que foi construída artesanalmente pelo austríaco Joseph Fink coordenador do Projeto. Além dos austríacos Stepher e Burhard.

Em contrapartida a Prefeitura fornecer mão de obra especializada, apoio técnico e um trator, tendo em vista que a máquina funciona acoplada com força motriz externa.

De acordo com a Secretaria de Agricultura de Inajá, esse projeto irá beneficiar varias famílias através da parceria com a Associação PROVIDA, e demais apoiadores do projeto, onde visa beneficiar diretamente famílias rurais.

A máquina perfuratriz é artesanal, e a capacidade de perfuração fica restringida a áreas onde o lençol freático fica próximo a superfície, e solos que não apresentem muitas rochas, tendo capacidade de perfurar 60 metros.

A máquina perfuratriz está em sistema de rodizio com vários municípios da Sertão de Pernambuco, depois das ações em Inajá, a máquina segue para outras cidades que faz parte da diocese de Floresta. 

Participaram do lançamento do projeto: Associação Provida e Coordenador das Pastorais Sociais da Diocese de Floresta- Padre Luciano Aguiar, Associação Provida – Cláudia Leal, Prefeito de Inajá – Marcelo de Alberto (PSD), Vice Prefeito Dr. Rafael  Araújo (AVANTE), Presidente da Câmara Municipal de Inajá- Vereador Tiago Vasconcelos (PSD), Secretário de Agricultura de Inajá- José Lima (Cabelinho), Secretário de Assuntos Externo de Inajá- Clodoaldo Alves, Luiz Sikorra – Representante da ONG da Áustria, e a Família beneficiada na Comunidade.

O repórter/blogueiro Alex Santos esteve no lançamento do projeto, e conversou com as pessoas envolvidas; assista:

Vídeo:

Mais fotos:


Por Redação | Fotos: Ana Paula/Clebinho Braiado e Alex Santos | Gravação de imagens: Ana Paula/Edição de imagens: Alex Santos


Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
27.7 ° C
27.7 °
27.7 °
66 %
9.1kmh
55 %
sex
33 °
sáb
34 °
dom
35 °
seg
33 °
ter
23 °

Mais Lidas