Petrolândia Notícias: Três pessoas morrem após acidente em barragem no Cariri

CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Três pessoas morrem após acidente em barragem no Cariri


Na tarde desta segunda-feira (8), o rompimento de uma tubulação da Barragem de Atalho, em Brejo Santo, deixou três pessoas mortas e uma ferida. O acidente ocorreu por volta das 16h30 e ainda não há a identificação das vítimas.

Uma tubulação se rompeu quando eram realizados testes no sistema da barragem. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), apesar do acidente não há vazamentos na estrutura da barragem. “As informações preliminares indicam que a estrutura da barragem não foi afetada e que não há vazamentos. A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos”, informou o MDR em nota. (Veja a nota na íntegra ao fim da matéria).

No momento do acidente, 20 trabalhadores estavam no local. As causas do ocorrido ainda estão sendo investigadas.

O quarto operário, que saiu ferido, deu entrada com vida no Hospital Geral de Brejo Santo e apresenta quadro estável. A informação é do jornal O Povo.

O MDR ainda informou que o Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, irá ao local na manhã desta terça-feira (9) juntamente da equipe técnica para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.

Desde novembro, o reservatório recebe águas da transposição do rio São Francisco e tem capacidade de 100 milhões cúbicos. O volume atual estava em 90%.

O Samu, Polícia Civil, e Corpo de Bombeiros estiveram no local para atender a ocorrência.

Nas redes sociais, o Governador do Estado, Camilo Santana, lamentou o ocorrido.

A Prefeitura de Brejo Santo também manifestou pesar

Veja a nota do MDR na íntegra:

Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional lamenta a morte de três trabalhadores em um acidente ocorrido na Barragem de Atalho, município de Brejo Santo/CE. As vítimas atuavam nos testes operacionais da tomada d’água do reservatório.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. O rompimento de uma tubulação ocorreu quando eram realizados testes no sistema da barragem, na tarde desta segunda-feira, por volta das 16h30, provocando a morte dos trabalhadores.

As informações preliminares indicam que a estrutura da barragem não foi afetada e que não há vazamentos. A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos.

O Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, irá ao local na manhã desta terça-feira (9) para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.

Todo o apoio será dado às famílias das vítimas.

Será realizada uma perícia para averiguar as causas e responsabilidades pelo acidente.

O reservatório tem capacidade de 100 milhões de m³, mas o volume atual era de 90 milhões de m³. No momento do acidente, 20 trabalhadores estavam no local.

Por Badalo