Petrolândia Notícias: Mineração ilegal em Área de Preservação em Pernambuco é paralisada

CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Mineração ilegal em Área de Preservação em Pernambuco é paralisada

Equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) paralisou, nesta quarta-feira (24), uma operação que fazia a retirada de areia em uma Área de Preservação Ambiental (APP), no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, nas proximidades da praia de Mangue Seco.

De acordo com a fiscalização, aproximadamente 15 hectares da área está degradada. A equipe estava apurando denúncia de maus tratos e de caça de animais silvestres, quando se deparou com a situação: máquinas faziam as escavações e caminhões faziam o transporte do material. A ação foi realizada com o apoio de policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).

“A operação estava sendo desenvolvida irregularmente, sem a licença ambiental da CPRH e causando sérios impactos negativos ao meio ambiente, inclusive com a derrubada de árvores da Mata Atlântica. De acordo com informações das pessoas que estavam no local, a responsável pelo empreendimento é moradora do Recife e a CPRH fará chegar à mesma o Auto de Constatação”, explicou o gerente da Unidade de Gestão em Fauna, Iran Vasconcelos.


Ele disse também que será aplicada multa, cujo valor será decidido na quinta-feira (25), pois será uma avaliação conjunta de duas diretorias da Agência, considerando que as infrações cometidas, como mineração e desmatamento, são fiscalizadas por equipes distintas.


Os agentes ambientais da CPRH também perceberam indícios do descarte inadequado do óleo utilizado nas máquinas que operavam no local: “encontramos vestígios de que o óleo inservível estava sendo depositado próximo à área alagada, o que pode acarretar problemas, como a contaminação do solo e do lençol freático”, comentou o gerente do setor de Gerenciamento, Agricultura e Mineração, André Otelo. A CPRH paralisou a atividade, apreendeu um caminhão e três máquinas que estavam operando no local, no momento da fiscalização.

Via Portal NN 

Social