Petrolândia Notícias: Ex-deputado Kaio Maniçoba assume presidência do IPA na Secretaria de Desenvolvimento Agrário

CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Ex-deputado Kaio Maniçoba assume presidência do IPA na Secretaria de Desenvolvimento Agrário


O ex-deputado federal Kaio Maniçoba foi nomeado para a presidência do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Ele é cotado para a disputa de deputado federal ou estadual nas eleições de 2022 pelo PP.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (10) com exercício no cargo retroativo a 1º de fevereiro.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco passou das mãos do PT, que deixou a base aliada do Governo Paulo Câmara, para o PP em 1º de fevereiro. O titular da pasta é Claudiano Martins Filho, que substituiu o petista Dilson Peixoto.

A função do IPA é atuar com ações de assistência técnica e extensão rural e no fortalecimento da infraestrutura hídrica, com atenção prioritária aos agricultores de base familiar.

Quem é Kaio Maniçoba

Kaio, de 37 anos, é filho da atual prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB). Ele tinha sido eleito deputado federal em 2014 pelo PHS e não obteve a reeleição em 2018 ao disputar pelo partido Solidariedade.

Durante o mandato na Câmara dos Deputados, também se licenciou para exercer o cargo da Secretaria de Habitação de Pernambuco entre julho de 2017 e abril de 2018, no primeiro governo Paulo Câmara. À época, a ida de Kaio para a pasta abriu espaço para Luciano Bivar (PSL), então suplente, assumir mandato de deputado federal em Brasília.

A mãe de Kaio, Rorró Maniçoba, foi prefeita de Floresta, no Sertão do São Francisco, por oito anos a partir de 2009. Em 2016, não elegeu o candidato apoiado à sua sucessão. No ano passado, venceu as eleições e retornou ao cargo em 1º de janeiro deste ano para mandato de quatro anos.

Nas eleições de 2022, Kaio deverá contar com o apoio da prefeita de Floresta para a disputa de deputado federal, dessa vez pelo PP. Nos bastidores, também cogitada a possibilidade dele disputar para deputado estadual.

Além de Floresta, outra base eleitoral de Kaio Maniçoba deverá ser Itacuruba, onde o primo dele, Bernardo Maniçoba, é prefeito em segundo mandato, pelo MDB.

Em 2020, Maniçoba exerceu o cargo de superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Pernambuco.

Outra nomeação

Também foi nomeado nesta quarta Antonio João Dourado, ex-prefeito de Lajedo, no Agreste, e tio do deputado estadual Marcantônio Dourado Filho (PP).

Antonio João Dourado foi nomeado como Secretária Executivo de Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

Via PE Notícias
   

Social