Petrolândia Notícias: 'Doença da urina preta': saiba o que é e como é possível tratar a Síndrome de Haff

CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

sábado, 27 de fevereiro de 2021

'Doença da urina preta': saiba o que é e como é possível tratar a Síndrome de Haff

A Síndrome de Haff, conhecida popularmente como "doença da urina preta", acometeu duas mulheres que consumiram peixe no Recife e pacientes em cidades da Bahia, neste mês. De acordo com médicos, a enfermidade pode levar à degradação de músculos e a outros sintomas mais graves, como insuficiência renal.

O que é a Síndrome de Haff?

De acordo com infectologistas, a Síndrome de Haff é causada pela ingestão de pescado contaminado por uma toxina capaz de causar necrose muscular, ou seja, a degradação dos músculos. Outros sintomas da doença são decorrentes desse quadro.

O que causa a Síndrome de Haff?

De acordo com o infectologista Tiago Lôbo, a doença está associada ao consumo de peixes como arabaiana, conhecido como olho de boi, e badejo. No entanto, a forma como o animal é contaminado pela toxina que provoca a doença não é consenso entre especialistas.

"A doença ocorre quando a gente consome peixe com uma toxina que provavelmente é associada ao consumo de algas marinhas", disse Lôbo, que trata casos da doença na Bahia, onde houve um aumento de mais de 200% dos casos no mês de fevereiro.

Veja a reportagem completa no G1

Social