Petrolândia Notícias: Petrolândia: Igreja Submersa e criação de tilápia são destaques no Programa Mais Você da Rede Globo; assista

CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Petrolândia: Igreja Submersa e criação de tilápia são destaques no Programa Mais Você da Rede Globo; assista


No programa Mais Você desta terça-feira (19/01), a cidade de Petrolândia mais uma vez foi destaque na TV Globo.

A apresentadora Ana Maria Braga destacou em seu programa a Igreja Submersa e a criação de Tilápia no estado de Pernambuco.

Em 2019, a piscicultura brasileira teve um aumento de 4,9%, com 758 mil toneladas produzidas. A Tilápia foi a principal responsável por esse crescimento já que representa 57% dessa cadeia produtiva, com 432 mil toneladas, segundo levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR).

O Brasil é o quarto maior produtor de tilápias do mundo, ficando atrás apenas da China, Indonésia e Egito. O Paraná é o Estado que mais produz essa espécie de peixe, com cerca de 146 mil toneladas (33% do total), seguido por São Paulo (15%).

IGREJA SUBMERSA (IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS)

Com a construção da Usina Hidro Elétrica Luís Gonzaga a antiga Petrolândia foi inundada, restando hoje um dos marcos de resistência de que ali havia uma cidade de um povo religioso, ficando visível apenas o topo da Igreja.

A Igreja submersa (Sagrado Coração de Jesus) é um dos principais pontos turísticos do município. Ela ficava localizada no Projeto Barreiras (irrigação) sendo um monumento arquitetônico de belíssimo desenho, é o local onde os ribeirinhos participam das cerimônias religiosas, como a Procissão do Rio, e a Missa dos Pescadores.

Agora ela se transformou em um patrimônio histórico e cultural, uma relíquia que conta um pouco da história da velha Petrolândia. Muitas visitas são registrada nesse ponto turístico que ficou embaixo da água no ano de 1988 com o enchimento do lago de Itaparica. O acesso pode ser feito através de barcos e lanchas.

Com o início do andamento para transformação da igreja em patrimônio histórico, o local já passa a ser parte da lista de espaços preservados e não pode mais sofrer alterações ou destruição em sua estrutura. O próximo passo do processo de tombamento será a realização de um levantamento detalhado, realizado pela Gerência de Patrimônio Cultural da Fundarpe, que irá buscar informações da edificação (fotos, plantas, publicações, documentos, entre outros registros) para fundamentar o parecer técnico a ser apresentado ao Conselho Estadual de Preservação Cultural. 

CONFIRA A REPORTAGEM EXIBIDA NESTA TERÇA-FEIRA (19/01) NO PROGRAMA DA ANA MARIA BRAGA


Por Redação Portal Jatobá | Foto: Reprodução | Vídeo: Gshow

Social