Petrolândia Notícias: Justiça decreta prisão de PMs lotados em Pernambuco e envolvidos no caso da 1,5 tonelada de cocaína apreendida

CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Justiça decreta prisão de PMs lotados em Pernambuco e envolvidos no caso da 1,5 tonelada de cocaína apreendida

Em audiência de custódia, realizada na tarde desta segunda-feira (18), a Justiça decretou a prisão preventiva dos três policiais militares e de um outro homem detidos durante a operação que apreendeu armas, centenas de munições e 1,5 tonelada de cocaína em Jaboatão dos Guararapes.

De acordo com nota divulgada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), os militares Clebernilson de Souza Ferreira, Boaventura Douglas Nunes de Lima, Rosemberg Nunes Peixoto foram encaminhados ao Centro de Reeducação da Polícia Militar (CREED). Já Flávio Santana Mota foi levado ao Centro de Observação e Triagem (Cotel) ambos em Abreu e Lima. Os dois primeiros são PMs lotados em Pernambuco. O terceiro é da ativa na Bahia.

O grupo foi autuado em flagrante por violação de domicílio, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tortura. Anteriormente, a assessoria da Polícia Civil havia informado, em nota, que os quatro haviam sido autuados por tráfico de entorpecentes, mas nesta segunda a informação foi corrigida durante uma coletiva de imprensa no Comando da Polícia Militar. A origem da 1,5 tonelada de cocaína encontrada está sendo investigada ainda. Um inquérito foi instaurado.

ENTENDA O CASO

O grupo foi detido no bairro de Santo Aleixo, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), após policiais do 25º Batalhão receberem informações sigilosas do núcleo de inteligência, com a suspeita de um possível sequestro. O veículo usado pelo grupo foi abordado e todos os ocupantes, cheios de armas(entre elas, dois fuzis e cinco pistolas) e munições, receberam voz de prisão.

Após a abordagem aos suspeitos, os PMs chegaram até uma residência num loteamento próximo. Dois caseiros, que estavam no local, informaram que o grupo, preso instantes atrás, havia entrado e revirado toda a casa em busca de armas e drogas, além de praticado tortura. O efetivo, então, solicitou o apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães, porém, antes mesmo da chegada dos cães farejadores, os policiais conseguiram encontrar, aproximadamente, uma tonelada e meia de cocaína.

A PM apreendeu ainda diversos carregadores, 587 munições, rádio comunicadores, um carro, cinco celulares, R$ 450 em dinheiro, coletes balísticos, balaclavas (touca ninja), maçaricos, uma faca, uniformes da polícia, coturnos e pacotes de fita (silver tape). Os materiais apreendidos foram levados para a Delegacia de Polícia de Prazeres. Passarão por perícia. 

CORREGEDORIA

Os policiais presos serão submetidos a procedimentos na Justiça Comum e também a procedimentos investigativos internos. A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) vai instaurar procedimento para apurar a conduta deles. Ao final, podem ser expulsos da corporação.

Via PE Notícias