Petrolândia Notícias: COLUNA 'BASTIDORES DA POLÍTICA': Confira tudo o que aconteceu na política de Petrolândia e região nessa última semana

CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

COLUNA 'BASTIDORES DA POLÍTICA': Confira tudo o que aconteceu na política de Petrolândia e região nessa última semana

O INVESTIGADO

O que parecia ser um ato heroico poderá render ao vereador Said Souza (Podemos), crime por falsificação de moeda. Ele apareceu com uma quantia significativa em dinheiro, expondo notas de R$ 100 e R$ 50, em vídeo divulgado em suas redes sociais, informando que se o dono do dinheiro não aparecesse ele distribuiria entre a população porque teria origem ilícita para tentar corrompê-lo. Porém, o próprio Said confessou depois que as notas eram falsas. À Justiça, o vereador informou ter confeccionado as notas numa lan house. Agora, passou a ser investigado pelo MPPE.

COMISSÃO DE ÉTICA 

Em resposta à repercussão causada pelo caso do vereador Said Souza (Podemos), o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Erinaldo Alencar Fernandes, conhecido popularmente como Dedé de França (MDB) comunicou: “Tanto os encaminhamentos pertinentes à solicitação do Ministério Público, bem como, no que diz respeito à Comissão de Ética Parlamentar, já foram devidamente viabilizados, conforme requer a situação apontada”. No entanto, Dedé não informou quem irá compor a comissão para avaliar se houve quebra de decoro do parlamentar e se será formada Comissão Especial de Inquérito. Vamos aguardar.

HERANÇA MALDITA

Falando em Dedé de França (MDB), a assessoria do atual presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, denunciou a toda população petrolandense semana passada que o ex-presidente da Câmara, o vereador Joilton Pereira (PTB) deixou um débito para o exercício 2021/2022 no valor total de 213.515,06 (Duzentos e treze mil quinhentos e quinze reais e seis centavos). Em resposta a denúncia do colega parlamentar, Joilton disse por telefone ao Blog Gota D’Água que “Ainda estou vendo com meu advogado se vale a pena responder, afinal quem fiscaliza e avalia se o meu exercício foi irregular é o Tribunal de Contas e não outro vereador”.

TERRA ARRASADA

A prefeitura de Petrolândia divulgou nesses primeiros dias de governo um balanço parcial das contas da prefeitura deixada pela gestão de Janielma Souza, e como já era esperado, as notícias não foram nada boas. Uma coisa é certa, Fabiano Marques (PTB) não será o primeiro nem o último a se deparar com surpresas desagradáveis na máquina administrativa. Governar no bom não é difícil, o grande desafio é governar no ruim. Isso fica reservado apenas aos verdadeiros gestores, Fabiano Marques terá a oportunidade de mostrar que é um desses e escrever seu nome de vez na história do município.

A VERSÃO DA EX-PREFEITA

Em nota, a assessoria da ex-prefeita Janielma Souza respondeu aos dados divulgados pela prefeitura de Petrolândia. Janielma disse que deixou cerca de 5,5  milhões em contas vinculadas e diversos da saúde, educação, desenvolvimento social, além dos valores que já ficaram retidos em contas da saúde e educação provenientes de receitas de arrecadação ainda do ano de 2020. No entanto, ao contrário do que a ex-prefeita diz, a gestão de Fabiano Marques (PTB) disse que além de deixar os cofres sem dinheiro a gestão anterior deixou bastante dívidas como herança, uma delas a folha de pagamento dos servidores do mês de dezembro.

FIM DO CASAMENTO

A Executiva Estadual do PT oficializou o rompimento da legenda com o PSB no Governo de Pernambuco. Em nota enviada pelo presidente do partido no Estado, o deputado estadual Doriel Barros, a legenda comunicou o rompimento e a entrega dos cargos. Segundo Doriel, como resultado de debates internos sobre a continuidade da participação do Partido dos Trabalhadores no Governo do Estado, ficou decidido deixar os cargos que o PT ocupa na atual gestão do PSB-PE. “A partir de agora, assumimos um posicionamento de independência em relação ao governo estadual que pautará também a nossa conduta na Assembleia Legislativa de Pernambuco” disse Doriel.

CANDIDATURA PRÓPRIA

Boa parte da mídia divulgou semana passada a possibilidade da candidatura do senador Humberto Costa (PT) ao governo do estado em 2022. Filiados mais românticos dirão que não, mas o PT de Pernambuco precisa primeiramente resolver suas ‘arengas’ internas (evidenciadas para todo o estado nas eleições de 2020) e a partir daí definir o nome de quem vai liderar a legenda no processo eleitoral. O grande desafio do PT será romper o isolamento, uma vez que em Pernambuco, a maioria dos partidos está atrelada ao PSB ou à oposição tradicional.

TOMBAMENTO

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) aprovou a proposta de tombamento das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia, no Sertão de Itaparica. A publicação foi feita na edição de terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado. No texto, a Fundarpe afirma que o tombamento foi deferido em razão da relevância histórica e simbólica da igreja. “A ação visa a assegurar ao bem em exame até a resolução final, o mesmo regime de preservação dos bens tombados de acordo com a legislação estadual”, destacou a Fundarpe.

Redação: Ronald Torres (colaborador e colunista do Blog PN) e Alex Santos (Repórter/Blogueiro)

Social