Petrolândia Notícias: Após 60 anos, Chesf entrega gestão do HNAS e diz que serviu com orgulho o povo de Paulo Afonso

CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Após 60 anos, Chesf entrega gestão do HNAS e diz que serviu com orgulho o povo de Paulo Afonso


NOTA DA CHESF

Poder Público assume integralmente o HNAS

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) comunica que, no dia 1° de janeiro de 2021, se consolidará a transferência total das atividades do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso (BA), para o Poder Público.

Desde sua fundação, há mais de 60 anos, o Hospital foi gerido, custeado e operado pela Chesf, com atendimento gratuito à população.

Em conformidade com decisão da Justiça Federal, a transferência da unidade hospitalar para o Poder Público teve início no ano de 2020 e foi executada progressivamente: em maio, o Poder Público assumiu 25% das atividades do Hospital; em junho, 50%; e, desde outubro, 75% dos serviços do Hospital já estão sob a responsabilidade do Poder Público.

A Chesf registra que, em reconhecimento à importância do Hospital Nair Alves de Souza para a população de Paulo Afonso e cidades circunvizinhas, fez um aporte de R$ 45 milhões para realização de obras de reforma e ampliação do Hospital, a fim de que, sob a gestão especializada dos órgãos que têm o dever legal de prestar o serviço de saúde, se implemente consideráveis melhorias nos serviços prestados pelo HNAS.

Com isso, no dia 31 de dezembro de 2020 (hoje) se encerra um ciclo histórico em que a Chesf serviu com orgulho o povo de Paulo Afonso na área de saúde, passando para o Poder Público essa nobre missão.

DESAFIO DA PREFEITURA

Sem os R$ 50 milhões/ano da CHESF, prefeitura começa luta por recursos financeiros para gerir o HNAS a partir de amanhã (1º)

A Prefeitura de Paulo Afonso será a gestora do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) a partir desta sexta-feira, dia 1º de janeiro de 2021. A gestão será uma tripartite entre federação, estado e município, já que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) encerra seu ciclo de administração da unidade hospitalar, focando somente na geração de energia.

O secretário interino da pasta municipal de Saúde, Adonel Júnior, destacou esse novo momento do Hospital Nair Alves Souza. “A partir desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, a prefeitura de Paulo Afonso será a gestora do Hospital Nair Alves de Souza. Já temos um convênio firmado com o Ministério da Saúde como é de conhecimento público e nossa expectativa é até o dia 4 de janeiro fechar o convênio com o Estado para termos uma gestão tripartite. Serão novos rumos na direção deste hospital que é referência para toda a região. São instalações que precisam de reformas e uma imensa população para ser atendida e pedimos compreensão a comunidade neste momento inicial. O prefeito Luiz de Deus assumiu esse compromisso, porém é necessário termos um aporte maior por parte do Ministério da Saúde e do Estado da Bahia, visto que o ente federativo menor é o município. Nós vamos tocar a unidade buscando atender a todos da melhor forma possível”, disse.

Sobre os recursos financeiros que serão aplicados na unidade de saúde, o secretário explicou. “A verba federal já entrou em conta e com relação ao Estado os recursos chegam a partir de fevereiro em forma dividida em doze avos. As verbas federais entrarão de fundo a fundo e os recursos do Estado nós teremos que produzir para os recursos entrar. Temos um grande desafio pela frente e vamos nos empenhar ao máximo. Teremos um suporte de aproximadamente 14 milhões por ano em investimentos por parte dos governos federal e estadual, porém pela dimensão do Nair Alves de Souza, vamos buscar mais de 16 milhões para termos estrutura melhor e realizar uma boa gestão. O município vai entrar de forma complementar com políticas de saúde mais claras, elaborando novos projetos para buscarmos os recursos necessários” destacou.

Via PA4/Ozildo Alves

Social