Petrolândia Notícias: COLUNA 'BASTIDORES DA POLÍTICA': Confira tudo o que aconteceu na política de Petrolândia e região nessa última semana

CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

COLUNA 'BASTIDORES DA POLÍTICA': Confira tudo o que aconteceu na política de Petrolândia e região nessa última semana

SUSPENSÃO

A decisão do Governo do Estado em não permitir a realização de festas de Natal e Réveillon em Pernambuco e a proibição de shows em todo território estadual repercutiu muito mal nas redes sociais. Produtores de eventos e a sociedade em geral já criticam o ato e comparam com as campanhas eleitorais, onde os políticos não seguiram nenhum protocolo recomendado pela OMS nem evitaram aglomerações. Ou seja, o governo do estado “esticou a corda” o quanto pode para não comprometer a “festa da democracia” e agora, a população é quem vai pagar a conta, em todos os sentidos.

TOMBAMENTO

O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) teve o pedido de tombamento da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, submersa parcialmente no lago de Itaparica acatado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A iniciativa é uma ação conjunta entre o IGH, representado por sua presidente, Paula Rubens, com a sociedade civil, pela geógrafa Milena Gomes e respaldada com um abaixo assinado com mais de mil assinaturas. O pedido de tombamento conta ainda com o apoio do Coletivo Rio de Lutas, de Paulo Afonso e do mandato coletivo das Juntas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

CONSCIÊNCIA TRANQUILA

O atual vice-presidente da Câmara, o vereador Zé Pezão, disse em seu último discurso na Câmara que sai do legislativo pela porta da frente e com a consciência tranquila. Zé Pezão que possui a experiência de três mandatos como vereador de Petrolândia não conseguiu se reeleger, mas disse que não perdeu a eleição, apenas afastou-se, o que deixou transparecer que o vereador pode aparecer novamente no futuro político de Petrolândia. “A gente não perdeu a eleição, a gente apenas se afastou para que outras pessoas com motivação maior possam vim assumir esta Casa” disse.

FALTA COMUNICAÇÃO

O que se ouviu nessas últimas sessões da Câmara de Petrolândia foram muitos debates envolvendo assuntos como crédito suplementar, PPA, LOA, LDO e outros termos que despertaram muita dúvida por parte da população. Boa parte dessas dúvidas, a própria Câmara enquanto instituição tem culpa, pois nunca se interessou em explicar de maneira simples à população interessada o que significa cada termo, cada projeto, cada votação, haja vista que os nobres vereadores têm muito mais tempo livre do que qualquer trabalhador comum. O eleitor se interessa sim por política! O problema são as excelências que pouco se interessam em estabelecer uma comunicação entre eles e nós.

PAA

No último dia (11), a prefeita de Petrolândia Janielma Souza (PSB), esteve em Recife para receber das mãos do ministro Onyx Lorenzoni (Cidadania) um veículo Furgão Ducato para apoio logístico do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Pernambuco. O PAA tem grande importância para o desenvolvimento da agricultura familiar e para a segurança alimentar das famílias mais carentes. Pelas redes sociais a prefeita agradeceu ao ministro “Agradeço ao Ministério da Cidadania pelo veículo que representa uma grande conquista para a segurança alimentar municipal”, disse.

CENA INUSITADA

O prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz (PRP), deve está contando os minutos para encerrar seu mandato. Com grande rejeição, o prefeito nesses últimos meses tem penado na gestão municipal, o que piorou depois da derrota do seu candidato a prefeito, Favinho Ferraz (Avante). Semana passada, uma cena inusitada voltou a acontecer na cidade, moradores jogaram lixo na calçada em frente a Prefeitura Municipal. Embora não justifique, o ato de vandalismo teria sido motivado pela demora na coleta de lixo na cidade.

A FORÇA DE RORRÓ

Rorró Maniçoba (PSB) saiu vitoriosa nas urnas em 2020 dando uma demonstração de força que não deverá ficar restrita apenas à Floresta. A socialista caminha para ser uma voz de liderança do Sertão de Itaparica. Prova disso foi o encontro promovido por ela, semana passada em Floresta, que contou com palestras de especialistas em gestão e consórcios públicos. Entre as demandas, ela citou a necessidade da regionalização da saúde, através do Consórcio dos Municípios do Sertão de Itaparica e Moxotó (COMSIM), com a implantação de uma Geres e de uma UPA, além de Ciretran especial e uma usina de asfalto. 

DIREITA AVANÇA EM ITAPARICA

No Sertão de Itaparica que é formado pelos municípios de Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu os partidos de direita assumiram o controle político de quase todas as cidades. Se compararmos com a eleição anterior em que a região era formada por duas gestões de partidos de esquerda (Petrolândia e Tacaratu) e duas de partidos de centro (Jatobá e Belém), em 2021 veremos apenas um partido de esquerda (Floresta) e seis de direita assumirem o comando desses municípios. Destaque para o MDB, que assumirá 4 municípios da região (Belém, Itacuruba, Carnaubeira da Penha e Tacaratu).

Redação: Ronald Torres (colaborador e colunista do Blog PN) e Alex Santos (Repórter/Blogueiro)

Social