sex, 29 março 2024
InícioDestaquesGoverno de Pernambuco perfura 139 poços artesianos em 23 municípios

Governo de Pernambuco perfura 139 poços artesianos em 23 municípios

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), está entregando 139 poços artesianos a comunidades rurais que enfrentam escassez hídrica.

As obras, realizadas entre 2019 e 2020, contemplam 23 municípios em 10 das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado: Sertão do Araripe, Sertão do São Francisco, Sertão de Itaparica, Sertão do Moxotó, Sertão do Pajeú, Sertão Central, Agreste Central, Agreste Meridional, Agreste Setentrional e Zona da Mata Norte. Do total de poços perfurados, 93 já foram concluídos e outros 46 estão em fase de conclusão.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, a perfuração de poços é apenas uma das ações em desenvolvimento para reduzir a escassez hídrica nas comunidades rurais do Estado.

“O reforço da infraestrutura hídrica em todo o Estado é uma prioridade para o Governo Paulo Câmara e não estamos medindo esforços para alcançar essa meta no meio rural”, afirmou.

O secretário destaca ainda dois importantes programas na área de recursos hídricos executados pelo Estado, em convênio com o Governo Federal, no Semiárido pernambucano: o Programa Água Doce (implantação de sistema de dessalinização) e o Programa de Integração do São Francisco (Pisf).

“Com o ‘Água Doce’ estamos implantando 170 sistemas de dessalinização em poços de água salobra em 21 municípios do Semiárido, beneficiando cerca de 60 mil pessoas. Já com o Pisf vamos construir 42 sistemas de abastecimento em dez municípios, beneficiando uma população de 12 mil pessoas que residem em 108 comunidades localizadas a até cinco quilômetros das margens dos canais Norte e Leste da Transposição do Rio São Francisco”, detalhou

Via PE Notícias

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
29.6 ° C
29.6 °
29.6 °
43 %
7.5kmh
95 %
sex
36 °
sáb
35 °
dom
33 °
seg
33 °
ter
32 °

Mais Lidas