Gabriela Duarte é engenheira ambiental e vai desenvolver pesquisa na Alemanha — Foto: Arquivo pessoal
A jovem Gabriela Duarte, de 27 anos, natural de Pesqueira, Agreste pernambucano, e formada em engenharia ambiental pela Asces-Unita, foi selecionada para participar do programa alemão ''German Chancellor Fellowship for tomorrow leaders'', fomentado pela fundação Alexander Von Humboldt e financiado diretamente pela chanceler da República Federativa da Alemanha.
O programa tem a finalidade de estimular o desenvolvimento das pesquisas de jovens promissores e profissionais em suas respectivas áreas, apostando neles para a resolução das problemáticas globais persistentes em nosso tempo. São 10 financiados no Brasil, China, Rússia, Índia e Estados Unidos. A madrinha da bolsa é a Angela Merkel, chanceler da Alemanha desde 2005.
A pesquisa da engenheira é sobre as práticas ecológicas e econômicas que fazem da Alemanha o país líder em política e tecnologia de resíduos, com foco em resíduos da construção civil, fazendo uma análise comparativa e desenhando um guia estratégico para o Brasil. Com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e orientação do vice-diretor da instituição no Agreste, Gilson Lima, Gabriela já está na Alemanha, onde irá passar um ano focando no desenvolvimento do projeto.
Ela escolheu Caruaru para ser a base e também a beneficiada da pesquisa. Um dos objetivos é obter maiores dados sobre os resíduos de construções civis (RCC) no município. Algumas universidades locais também se ofereceram para ajudar na coleta dessas informações.
''Essa pesquisa que estou desenvolvendo na área de resíduos de construções civis, envolve Caruaru como uma base do meu projeto, como sendo meu laboratório de estudo. E a intenção seria fazer uma pesquisa em conjunto no sentido de produzir artigos, trabalhos e fazer com que os alunos que estão hoje possam atuar também nessa área e participar um pouco do meu projeto'', ressaltou Gabriela.
Intercâmbio prévio e relação com Caruaru