Trending


CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

Social



segunda-feira, 19 de outubro de 2020

COLUNA 'BASTIDORES DA POLÍTICA': Campanha, alianças e articulações. Confira tudo o que aconteceu na política de Petrolândia e região nessa última semana


Nesta segunda-feira (19), lançamos a edição nº 7 da Coluna 'Bastidores da Política' sua coluna semanal política que você só vê aqui, no Blog Petrolândia Notícias. O resumo da política de Petrolândia e região.

Uma ótima leitura neste Dia do Comerciário...

2022 EM 2020

Em 2022 haverá eleição para escolha de presidente da república, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais, todavia as campanhas para escolha dos candidatos a esses cargos têm inicio nas eleições municipais dois anos antes. Agora em 2020 o senador Fernando Bezerra Coelho dá os passos calculadamente com o pensamento em 2022. Candidatos de grandes e pequenas cidades que contam com apoio de Fernando Bezerra como é o caso de Petrolândia, estão bem conforme indicam os números de pesquisas eleitorais. Tudo isso é um claro indicador para que o nome de FBC saia das eleições municipais de 2020 potencializado como candidato a governador de Pernambuco em 2022. Não há nenhuma dúvida de que a disputa em 2020 é entre o senador Fernando Bezerra Coelho e o PSB do governador Paulo Câmara. Fernando está de olho na cadeira que hoje é ocupada por Paulo, já Paulo está de olho na cadeira que hoje é ocupada por Fernando.

CONTRA O PRECONCEITO 

Um dos nomes do Partido dos Trabalhadores (PT) que disputarão uma das 11 vagas na Câmara de vereadores de Petrolândia é o de Penha de João Bosco. Penha, que é uma das milhares de Pessoas com Deficiência (PCD) que é o termo oficial e correto definido pela Convenção das Nações Unidas) tem como bandeira de luta e de campanha temas como inclusão e acessibilidade. Nas redes sociais, Penha de João Bosco fala em nome dos deficientes físicos de Petrolândia e diz que na Câmara vai lutar contra o preconceito e pela representação legal das pessoas com deficiência. A nossa vizinha cidade de Jatobá já deu o primeiro passo sobre a inclusão das pessoas com deficiência na política elegendo sua primeira prefeita PCD. Será que agora é Petrolândia que vai eleger a primeira vereadora PCD?

FALANDO NISSO

Falando em acessibilidade, dos 5 candidatos a prefeito(a) de Petrolândia, apenas Fabiano Marques (PTB) e Fabiano Oliveira (PROS) apresentaram explicitamente em seus planos de governo propostas para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência. Fabiano Marques fala em criar o programa Calçada Legal, que segundo ele, buscará a melhoria da circulação de pedestres, em especial das pessoas com alguma deficiência física ou com mobilidade reduzida. Já Fabiano Oliveira, ao referir-se ao tema mobilidade urbana diz que vai ampliar o investimento em calçadas, ruas e áreas exclusivas para pedestres, adequando-as à acessibilidade. Considerando que aqui em Pernambuco 2.426.106 dos residentes apresentam algum tipo de deficiência, temas como estes não podem mais passar despercebidos.


SÓ SE CONVIDAR

O candidato a prefeito de Petrolândia pelo Cidadania, João Batista, o popular Jota, que tem Assis Cavalcanti (Cidadania) como  candidato a vice-prefeito e que foi primeiro nome a se lançar na disputa para o cargo de prefeito, vem fazendo uma campanha diferente. Jota tem se concentrado principalmente no uso de redes sociais, já que o mesmo declarou em entrevista ao blogueiro Alex Santos do Blog Petrolândia Notícias que não dispõe de recursos financeiros para uma campanha política justa com os outros quatro candidatos. Segundo o próprio Jota, a campanha dele é a campanha do “tostão” contra o “milhão”. Além disso, Jota disse que está evitando aglomerações e que na busca por votos só vai na casa de quem o convida.


EM BUSCA DE VOTOS 

Durante essa semana, o candidato a prefeito João Lopes (PT) visitou os moradores da quadra 1 e 2 em Petrolândia. Acompanhado do seu candidato a vice-prefeito Lulão França (Avante), dezenas de militantes e vários candidatos a vereadores da sua chapa o médico fez o tradicional porta-a-porta, abraçando e conversando com a população em busca de votos para a eleição do dia 15 de novembro. Doutor João se orgulha de segundo ele, fazer uma campanha respeitando os compromissos de não fazer aglomerações, não utilizar fogos de artifício e nem som alto. Além das visitas à população das quadras 1 e 2  na sede, o médico também fez visita à Zona Rural na comunidade Brejinho de Fora ouvindo as demandas também da população do campo.

OUVINDO A POPULAÇÃO 

O candidato a prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (PTB) dedicou parte desta quinta-feira (15) a um porta a porta na quadra 11 em Petrolândia. Fabiano realizou visita aos seus eleitores acompanhado do candidato a vice-prefeito Rogério Novaes (PSD), candidatos a vereadores, lideranças locais e militantes. Segundo Fabiano, a recepção dos moradores superaram as expectativas, e em rede social o petebista disse que o povo vem recebendo o 14 de braços abertos. Na sexta-feira, Fabiano Marques visitou a feira livre do Mercado Público Municipal junto com os deputados Rodrigo Novaes e João Paulo Costa ouvindo a população e apresentando suas propostas para melhorar Petrolândia.


MAIS QUATRO ANOS 

A candidata à reeleição Janielma Souza (PSB) na última sexta-feira (16) fez o tradicional porta-a-porta na quadra 5. Acompanhado do seu candidato a vice-prefeito Anselmo da Farmácia (SD) e uma grande militância, a candidata agradeceu pelas redes sociais a receptividade recebida por parte da população. Sem a participação de deputados, nem do governador no seu palanque, a prefeita socialista corre trecho em busca de votos para a manutenção do seu poder político por mais quatro anos. Com poucas mudanças no secretariado desde a gestão do ex-prefeito Lourival Simões (PSB), Janielma aposta no seu modus operandi político pra fazer a população no dia 15 de novembro elegê-la, como ela mesma diz, por amor à Petrolândia.

BRIGA NA JUSTIÇA

Em Petrolândia, nesses últimos dias temos visto não só a campanha nas ruas da cidade, mas também um enfrentamento judicial entre alguns candidatos. De um lado, o candidato a prefeito Fabiano Marques (PTB) move ação contra o médico João Lopes (PT) alegando que o médico fez propaganda antecipada em suas redes sociais. Do outro lado, em outro processo, João Lopes impetrou uma ação acusando Fabiano Marques de fazer propaganda irregular em seu comitê com a exposição de um outdoor em tamanho não permitido pela legislação eleitoral. Em virtude dessa última ação, na última quinta-feira (15), o juiz eleitoral Daladiê Duarte de Souza aplicou uma multa de cinco mil reais à coligação Petrolândia Pode Mais de Fabiano Marques.

NA PALMA DA MÃO

A cada eleição, os aplicativos móveis criados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornam a vida dos eleitores e dos mesários mais fácil. Para as Eleições 2020, estão disponíveis cinco apps, que possibilitam a utilização de serviços por eleitores, mesários e candidatos, são eles: Boletim de Mão, Mesário, e-Título, Pardal e Resultados. Entre os cinco disponibilizados, dois deles se destacam. O aplicativo Resultados permite aos cidadãos acompanharem o andamento do processo de totalização das eleições. Com a ferramenta, é possível seguir a contagem dos votos em todo o Brasil e visualizá-la a partir de consulta nominal, conferindo o quantitativo de votos computados para cada candidato. Já o aplicativo Pardal permite aos cidadãos atuarem como fiscais da eleição no combate à propaganda eleitoral irregular. O aplicativo possibilita informar irregularidades em tempo real. Após baixar a ferramenta, o cidadão poderá fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral.

Redação: Ronald Torres (colaborador e colunista do Blog PN) e Alex Santos (Repórter/Blogueiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!