CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

COLUNA 'BASTIDORES DA POLÍTICA': Campanha, alianças e articulações. Confira tudo o que aconteceu na política de Petrolândia e região nessa última semana


Nesta segunda-feira (12), lançamos a edição nº 6 da Coluna 'Bastidores da Política' sua coluna semanal política que você só vê aqui, no Blog Petrolândia Notícias. O resumo da política de Petrolândia e região.

Uma ótima leitura neste feriado...

NÚMEROS DE PETROLÂNDIA

Nas eleições de 2020 a cidade de Petrolândia vai ter na disputa pelas 11 cadeiras da Câmara de vereadores nada mais nada menos que 160 candidatos, o que não é nada ruim, se candidatar é um direito do cidadão e um dos princípios da democracia. Coloco aqui o número total de candidatos porque este é o maior número de algumas das cidades do Sertão de Itaparica. A vizinha Tacaratu terá 62 candidatos a vereadores. Em Floresta, 77 candidatos disputam as 14 vagas. Em Ibimirim a cidade tem 57 candidatos a vereadores. E a pequena Jatobá, tem metade do número de Petrolândia com 80 candidatos.

PREFEITA MOSTRA FORÇA

Na última terça-feira (6) a candidata à reeleição Janielma Souza (PSB) inaugurou com um grande adesivaço o seu comitê na orla da cidade. O evento que também contou a com a presença do seu candidato a vice-prefeito Anselmo da Farmácia teve grande participação de público, estrutura de som e luz e até apresentação de Frevo. Além disso, essa semana a prefeita alavancou positivamente sua campanha com músicas, vídeos e fotos com seus apoiadores durante suas visitas. A socialista inovou na comunicação com criação de um player do seu Guia Eleitoral para reprodução nas redes sociais para que o público do Instagram, Facebook e WhatsApp possam acompanhar os programas da “Rádio 40”. Aparecendo agora ainda mais nas redes, a prefeita colocou fogo na disputa.

AGRICULTURA BEM REPRESENTADA

As agrovilas do Icó-Mandantes e do Limão Bravo são um seleiro de bons nomes para a política municipal, mas desde a saída de Rogério Novaes em 2015 a Câmara não possui nenhum representante que seja morador daquelas agrovilas ou que tenha raízes representadas ali. Pensando nisso, o agricultor Cristiano Silva, popularmente conhecido como Noninha do Icó Mandantes colocou o nome na disputa por uma das 11 vagas de vereador. Noninha que já está em campo buscando votos é morador do Assentamento Antônio Conselheiro II, mais tem familiares e amigos tanto em agrovilas do Limão como também no Icó Mandantes, o mesmo é aliado de primeira hora da prefeita Janielma Souza (PSB). Além disso, o agricultor é filiado ao MDB e apoiado pelo Senador Fernando Bezerra Coelho e pelos deputados Fernando Filho e Antonio Coelho, esses que por sua vez, já declararam apoio a Fabiano Marques (PTB) e Rogério Novaes (PSD).

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

Provavelmente em uma das eleições mais difíceis da sua jornada política, o grupo político de Janielma Souza tem a “máquina” e ainda é muito forte. Mesmo com a grande rejeição e candidatos competitivos, a prefeita e seu grupo ainda possuem muitos votos históricos que são um grande trunfo de quem está no poder. Muitos eleitores evitam polêmicas, discussões e declarações exageradas de apoio, mas no dia da eleição vota naquele candidato ou candidata sem hesitar. Esses votos que não aparecem nas ruas, nas redes, nem nos carros, são os que podem ser o diferencial da prefeita Janielma Souza. Em resumo, o que se viu nesses últimos dias é que a candidata do PSB ainda é muito forte e segue firme na disputa pra continuar no governo.

CRÉDITO SUPLEMENTAR

Na última sessão ordinária da Câmara, por unanimidade os vereadores aprovaram em caráter de urgência parte do recurso de mais de seis milhões de reais do projeto de crédito suplementar para as despesas com a saúde do município. O remanejamento de parte do recurso para a área da saúde aprovado pelos vereadores ocorreu entre boatos de alguns servidores de que se não houvesse a aprovação do projeto pela Câmara, o salário dos servidores da saúde do mês de setembro estaria comprometido. Agora, o restante dos recursos do crédito suplementar apresentado pelo Poder Executivo deverá passar pelas comissões e em seguida seguir para a votação.

PLANOS DE GOVERNO

Em uma eleição, os candidatos a cargos políticos tentam atrair votos expondo suas ideias e propostas para melhorar a cidade, estado ou país que almejam governar. Uma das formas de expô-las ao público é pelo plano de governo, um documento já tradicional na política brasileira. Mais do que uma utilidade, a apresentação do documento tem caráter obrigatório e está na lista de documentos que o candidato precisa enviar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou seja, o candidato que não apresentar o seu plano de governo não é habilitado a participar da eleição. Até o último sábado (10), somente os candidatos a prefeito(a) Janielma Souza (PSB), Fabiano Oliveira (PROS) e o candidato João Lopes (PT) divulgaram seu planos de governo que podem ser consultados no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE.

ELEIÇÃO DOS DIRETORES

Essa semanada o candidato João Lopes (PT) que tem como candidato a vice-prefeito Lulão França (Avante) divulgou amplamente nas suas redes sociais algumas propostas do seu plano de governo. Na saúde, entre vários projetos apresentados, caso seja eleito, o médico promete fazer o pré-natal completo das gestantes, exames especializados, a criação de uma maternidade para que os filhos da terra possam nascer em Petrolândia e uma UTI.  Já na educação o médico promete o que ele chama de reciclagem e aperfeiçoamento dos professores, pagamento de todos os direitos, eleição dos diretores de escolas por voto direto e fardamento completo. João Lopes, que desde 2004 já passou por partidos como o PT, PSB. PP e PCdoB vai disputar novamente a prefeitura municipal e espera superar em 2020 os 4.021 votos que recebeu na eleição para prefeito em 2016.

INSALUBRIDADE DIGNA

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito Fabiano Marques (PTB) e Rogério Novaes (PSD) também começaram a compartilhar suas propostas de governo. Na área da saúde, Fabiano e Rogério disseram que caso sejam eleitos, a partir de janeiro de 2021 começarão as mudanças na pasta com o aumento de consultas especializadas, aumento da oferta de exame básicos, uma insalubridade digna aos profissionais de saúde, além da criação de um aplicativo para marcação de consultas médicas para acabar com as filas em frente a secretaria municipal de saúde. Na educação, Rogério e Fabiano disseram que vão construir creches na zona rural e nos bairros em Petrolândia, garantir merenda de qualidade aos alunos, material escolar e didático no período correto, valorização dos profissionais da educação e reformas e ampliação das escolas.

MAIS UM

No dia de ontem (11), mais um integrante do MDB de Petrolândia migrou para a chapa do petebista Fabiano Marques. O empresário Haroldo Fabrício Siqueira Soares, mais conhecido como Fabrício do Ônibus (MDB), decidiu deixar o grupo da candidata à reeleição Janielma Souza (PSB) e firmar compromisso com Fabiano Marques e Rogério Novaes. Fabrício do Ônibus que em 2016 recebeu 334 votos é morador da Agrovila 8 do Limão Bravo e apoiado pelo senador Fernando Bezerra Coelho e pelos deputados Fernando Filho e Antônio Coelho, esses que por sua vez, também já declararam apoio a coligação Petrolândia Pode Mais de Fabiano e Rogério na semana passada.

DIFERENTE

Na última sexta-feira (9), em ato chamou a atenção das pessoas que estavam nas principais ruas do comércio da cidade. O candidato Dr. Fabiano Oliveira (PROS), com um carro de som e um microfone andou nas ruas do comércio pregando uma mensagem contra a compra de votos e contra a corrupção. Esse ato deu a largada da campanha do advogado que tem como candidata a vice-prefeita a pedagoga Cleusa Chagas.  Nas redes e nas ruas, vários eleitores petrolandenses têm demonstrado apoio aos candidatos da chapa majoritária do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), que tem feito um intenso trabalho de porta a porta e de conscientização contra a compra de votos.

COMPRA DE VOTO

Deu no Blog do Silvinho Silva que em Floresta, áudios que circularam pelas redes sociais revelaram que Isabela Maniçoba, coordenadora de campanha e sobrinha da candidata à prefeitura de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB) aparece na gravação pedindo a devolução da quantia de R$ 400,00 paga a uma eleitora para apoiar à ex-prefeita nas eleições desse ano. Após a eleitora demonstrar que era contrária a Rorró, Isabela solicita a devolução do valor de R$ 400. Mesmo com essa denúncia grave, nem Rorró Maniçoba nem a candidata a vice-prefeita Bia Numeriano comentaram os boatos e continuam correndo trecho atrás de votos.

Redação: Ronald Torres (colaborador e colunista do Blog PN) e Alex Santos (Repórter/Blogueiro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!