Petrolândia Notícias: COLUNA 'BASTIDORES DA POLÍTICA': Campanha, alianças e articulações. Confira tudo o que aconteceu na política de Petrolândia e região nessa última semana

CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

COLUNA 'BASTIDORES DA POLÍTICA': Campanha, alianças e articulações. Confira tudo o que aconteceu na política de Petrolândia e região nessa última semana


Nesta segunda-feira (5), lançamos a edição nº 5 da Coluna 'Bastidores da Política' sua coluna semanal política que você só vê aqui, no Blog Petrolândia Notícias. O resumo da política de Petrolândia e região.

Boa leitura...

COMITÊS DE CAMPANHA

As eleições deste ano podem marcar o início de um novo ciclo na política. No lugar de comícios, telas de celulares, tablets e computadores levarão candidatos até o eleitor, mas, isso não quer dizer, que não haverá uma estrutura física. Em Petrolândia, até agora três, dos cinco candidatos à prefeitura inauguraram espaços para receber sua militância e realizarem suas reuniões. A pré-candidata à reeleição Janielma Souza (PSB) inaugurou seu comitê na orla da cidade no antigo espaço da Pizzaria Forno & Lenha. O candidato João Lopes (PT) inaugurou a sede da sua campanha na quadra 10, em frente ao INSS. Já o candidato Fabiano Marques tem o espaço pra reunir seus apoiadores também na orla da cidade, no antigo Bar Dona Júlia.

PREFEITA, ME ESCUTA

A candidata à reeleição pelo PSB, Janielma Souza ao lado do candidato a vice-prefeito Anselmo da Farmácia, reuniu na última sexta-feira (2) em seu comitê de campanha na orla da cidade dezenas de jovens e apoiadores. O objetivo da reunião que foi compartilhado em diversas redes sociais foi de escutar as demandas da juventude e inseri-las no seu projeto de reeleição. Mas, qualquer cidadão de Petrolândia por mais desatento que seja sabe que a prefeita Janielma não é lá de escutar muito as pessoas. No poder, ela não escutou nem mesmo os vereadores da sua base, já que eles em vários momentos na Câmara relatam que é muito difícil um encontro com ela pra tratar de assuntos do município. Agora, com a rejeição lá nas alturas, a prefeita parece que achou um tempinho pra ouvir. 

EVITANDO AGLOMERAÇÕES


O candidato a prefeito de Petrolândia pelo PROS, Dr. Fabiano Oliveira disse em suas redes sociais que vai respeitar a pandemia e durante o período de campanha não vai fazer aglomerações. A decisão do candidato é muito sábia, já que com mais de 145 mil mortes por Covid-19 no Brasil a doença ainda assusta. Mas em tempos de eleição, a maioria parece não se preocupar com os efeitos da doença, nem os mais fanáticos de antes, que agora sem os devidos cuidados desrespeitam as recomendações sanitárias como o decreto estadual que proíbe aglomerações com mais de 100 pessoas e o uso obrigatório de máscaras em todo o estado de Pernambuco.

O CARA DA SAÚDE

Um dos novos nomes que estão na disputa por uma vaga na Câmara de Petrolândia é o de Jadson Lopes Cândido ou Jadinho da Clínica como é popularmente conhecido. Marido da professora Maria das Graças Lopes, Jadinho  sempre esteve ao lado do médico João Lopes (PT) nas eleições de 2016 e de 2018. Sempre ajudando pessoas na área da saúde com o apoio da estrutura médica do IBVASF, esse ano, Jadinho colocou o nome na disputa pelo Podemos e desde a pré-campanha vem ganhando cada vez mais espaço no grupo e conseguindo aparecer bastante nas mídias sociais.

FBC DECLARA APOIO A FABIANO

Uma das visitas políticas que movimentaram o cenário político de Petrolândia durante essa semana foi a visita da comitiva do líder do governo Bolsonaro no Senado, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Muito influente em Brasília, Fernando Bezerra que é oposição ao governador Paulo Câmara (PSB) tem como sonho político ocupar o Palácio Campo das Princesas na condição de governador, e por isso, tem feito alianças com vários prefeitos e vereadores do interior do estado, semeando apoio político para uma possível candidatura em 2022. A aliança entre Fabiano Marques, o senador FBC e os deputados Antônio Coelho e Fernando Filho aconteceu após a articulação política do vereador de Petrolândia Dedé de França (MDB), que recentemente saiu do grupo político de Janielma Souza e aderiu a chapa de Fabiano Marques e Rogério Novaes na disputa das eleições desse ano.

CARA A CARA 

Quem também apareceu no encontro do MDB na chácara do antigo aliado Fabiano Marques foi o candidato a vereador Nona do Icó-Mandantes. Noninha como é mais conhecido, já foi do grupo do ex-prefeito Lourival Simões, do grupo de Fabiano Marques e do grupo político de Dr. João e agora está no grupo da prefeita Janielma Souza. Porém, a fatura dessas mudanças de um grupo político para outro podem chegar agora em 2020 e comprometer sua votação. Colecionador de polêmicas em ano de eleição, Noninha que tem como reduto eleitoral o Icó-Mandantes, o Limão Bravo e o Assentamento Antônio Conselheiro II, recebeu 448 votos em 2016 e vai tentar pela terceira vez uma vaga à Câmara de vereadores de Petrolândia. 

WASHINGTON RECEBE FBC

Antes de chegar em Petrolândia, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) esteve na cidade de Tacaratu. Acompanhado do deputado federal Fernando Filho e do deputado estadual Antonio Coelho, FBC visitou a produção de artesanato em Caraibeiras e participou de um encontro com lideranças políticas da região e com o candidato a prefeito de Tacaratu pelo MDB, Washington Ângelo. Lá em Tacaratu, o grupo do senador que é oposição ao governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), participou de uma carreata em apoio à candidatura de Washington a prefeito do município.

DAVI CONTRA GOLIAS

Como toda eleição para os poderes executivo e legislativo, vários nomes aparecem para disputar uma vaga. Alguns com mais dificuldades e outros com menos, mas, todos com chances reais de vitória. No entanto, para todos uma coisa é certa, se tiver voto, o fraco pode sair vitorioso e o forte pode sair derrotado. É com base nisso que muitos candidatos se desafiam nessa difícil tarefa de disputar votos com os que têm dinheiro, têm a “máquina” ou as duas coisas na mesma eleição. Com esse desafio aparecem nomes como o de Rosivaldo Castor, Nandinho Bagagem, Fátima do Projeto Apolônio Sales, Alexandre Sertão, Daniel Torres e tantos outros. Todos têm chances, basta apenas a difícil tarefa de apresentar suas propostas e conquistar o voto do eleitor. Quem não se lembra de 2016 quando Nilson Pescador foi eleito com apenas 351 votos?

BOLA FORA

Na semana passada, o Blog do Magno do blogueiro Magno Martins criticou a postura do deputado licenciado e atualmente secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, pelo desrespeito aos protocolos sanitários de combate à Covid-19 durante a campanha para as eleições municipais desse ano. Rodrigo Novaes é um político muito influente e também é figura sempre presente em várias cidades do Sertão de Itaparica nos palanques de candidatos aliados como o de José Gerson (Tacaratu), de Fabiano Marques (Petrolândia) e de Gustavo Novaes (Floresta). Em tempos de pandemia, é muito comum ver o secretário de Turismo sem máscara e sem qualquer tipo de proteção em fotos cumprimentando, abraçando pessoas e rodeado por diversos eleitores sem EPI’s. Bola fora do deputado.

PERGUNTAR NÃO OFENDE!

O palanque dos opositores a candidatura a reeleição da prefeita Janielma Souza (PSB) estão sendo contemplados com políticos aliados, tais como: deputados estaduais, federais e até senador da república. Desde a sua convenção política que ocorreu no mês passado, nenhum aliado político da prefeita pisou os pés em Petrolândia. Curioso quer saber: Cadê os políticos apoiadores da candidatura a reeleição da prefeita?!

Redação: Ronald Torres (colaborador e colunista do Blog PN) e Alex Santos (Repórter/Blogueiro)

Social