CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

PETRO ENQUETE: Pesquisa eleitoral irregular vira caso de polícia em Petrolândia (PE)


A Justiça – tanto no âmbito Eleitoral quanto nos segmentos Penal e Civil – precisa ficar atenta a um grave descumprimento da Lei que, infelizmente, vem se propagando nesta corrida eleitoral 2020. Para além das fake news, o uso indiscriminado de recursos das redes sociais para a realização de enquetes políticas sem nenhum suporte legal tem-se tornado uma arma perigosa nas mãos de candidatos inescrupulosos e causado prejuízos aos que respeitam a lei.

Em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, a ação de um desses sistemas virtuais irregulares de manipulação de supostas pesquisas eleitorais (já que as enquetes não são consideradas pesquisas) tornou-se tão explicitamente ilegal que virou caso de polícia. Um perfil do instagram denominado “Petrolândia Enquete” (inicialmente, @petro_enquete e depois denominado @petro_enquete_oficial) está sendo investigado pela delegacia local sob a acusação de cometer crimes eleitorais, cibernéticos, civis e penais.

A Representação Criminal (Veja  processo abaixo), apresentada por Dr. João Lopes, candidato do PT a Prefeito de Petrolândia, documento que integra o TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrência, do inquérito da investigação policial, vai direto ao ponto, onde está escrito assim: “…o perfil no Instagram ‘Petrolândia Enquete’ se utiliza da sua rede social para divulgar informações de cunho político aos cidadãos de Petrolândia. Além do mais, observa-se que é um perfil anônimo no Instagram, o que impede a identificação do administrador da página. O perfil em questão difunde notícias falsas que maculam a imagem e a honra do noticiante. Além disso, como o perfil tem cunho eleitoral, ao divulgar notícias inverídicas consegue macular o nome de forma grave, ao ponto de as postagens influenciarem o eleitorado de Petrolândia.”

O delegado de Petrolândia, Roberto Fonseca de Oliveira, intimou três suspeitos de envolvimento no crime: Ednilson Barbosa da Silva, Pedro Jeferson Araújo da Silva e Herykeles Arlalan dos Santos. Este último envolvido, Herykeles, já foi interrogado pelo delegado e é figura-chave na investigação da Petro_enquete: ele é diretamente ligado ao também candidato a prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (PTB).

A polícia investiga as “coincidências”. Primeiro, há diversas fotos em redes sociais revelando que Herykeles faz campanha para Fabiano Marques. Nesta pré-campanha de 2020, Herykeles aparece com frequência nas lives semanais realizadas por Fabiano. Por fim, todas as “pesquisas” apresentadas pela Petro_enquete beneficiam explicitamente o candidato Fabiano Marques, colocando o petebista sempre com percentuais absurdos e muito à frente dos demais candidatos. Agora, fica por conta de a Polícia investigar e a Justiça atuar com firmeza para que os culpados dos crimes eleitorais, cibernéticos, civis e penais sejam devidamente punidos.


Via Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!