CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

COLUNA 'BASTIDORES DA POLÍTICA': Pré-campanha, alianças e articulações. Confira tudo o que aconteceu na política de Petrolândia e região nessa última semana


Nesta segunda-feira (21), lançamos a edição nº 3 da Coluna 'Bastidores da Política' sua coluna semanal política que você só vê aqui, no Blog Petrolândia Notícias. O resumo da política de Petrolândia e região.

Boa leitura...

2020 COM CARA DE 2016

Assim como aconteceu em 2016, quatro homens e uma mulher disputarão a prefeitura de Petrolândia nas eleições de 2020. Nas eleições de 2016 os candidatos eram Ricardo Rodolfo (7.224 votos), Fabiano Marques (7.174 votos), Dr. João Lopes (4.021 votos), Adriana Professora (518 votos) e Erivaldo do Catamarã (203 votos). Esse ano os candidatos são Fabiano Marques (PTB), João Batista (Cidadania), Dr. João Lopes (PT), Fabiano Oliveira (PROS) e Janielma Souza (PSB). Quatro das cinco chapas confirmadas nas convenções vão tentar impedir a reeleição da atual prefeita Janielma Souza. Os cinco palanques eleitorais têm até o dia 26 de setembro para registrarem as chapas majoritárias e proporcionais junto à Justiça Eleitoral, e a partir do próximo domingo, dia 27, todos os candidatos estarão liberados pela Justiça para correr trecho em busca de votos.

QUEM SÃO?

O PROS de Petrolândia homologou da última quarta-feira (16) a candidatura do advogado e empresário Fabiano Oliveira que tem como sua candidata a vice-prefeita a pedagoga Cleusa Chagas. Agora, estão oficialmente na disputa pela prefeitura de Petrolândia cinco candidatos. A redução no número de candidatos acorreu porque o candidato Lulão França (Avante) retirou sua candidatura para apoiar o candidato Dr. João Lopes. Gustavo Teles (DEM) desistiu da candidatura na última quarta-feira e o ex-prefeito de Petrolândia Amadeu (PRTB), retirou sua pré-candidatura para a poiar a reeleição de Janielma Souza, ou seja, de oito pré-candidatos à prefeitura, restaram “apenas” cinco.

O QUE ACONTECEU?


O ex-prefeito de Petrolândia Lourival Simões não apareceu publicamente ao lado da prefeita Janielma Souza na cerimônia de convenção do PSB no último dia 15. O ex-prefeito apareceu rapidamente para encaminhar apenas questões ligadas a votação da chapa majoritária, mas, não permaneceu no evento. O episódio confirma a teoria de afastamento político entre o ex-prefeito e a prefeita já falado na cidade desde as articulações políticas do grupo, em meados do mês de maio. Lourival Simões seria um aliado político importante para a prefeita socialista que disputa a reeleição, principalmente nesse momento que a base governista está diminuindo a cada dia, antes mesmo da campanha começar.

GUGA SAI DO JOGO

O então pré-candidato a prefeito de Petrolândia pelo DEM, Gustavo Teles, o Guga, desistiu da sua candidatura. Pelas redes sociais, Gustavo anunciou o encerramento da sua pré-campanha e agradeceu por todo o apoio recebido. Gustavo Teles também disse no vídeo que vai aguardar o momento certo e que a semente foi plantada, o que deixa transparecer que o jovem ainda pode aparecer no futuro político de Petrolândia. Antes de encerrar, Gustavo deseja a todos os outros cinco candidatos a prefeito de Petrolândia uma campanha limpa e com o melhor para a cidade. A atitude do jovem político foi muito comentada como nobre e republicana nas redes sociais.

VOTE EM 1 E GANHE 4

O PSOL de Petrolândia, presidido pela professora e ex-candidata a prefeita Adriana Araújo, lançou essa semana a sua pré-candidatura intitulada “mandato coletivo”. Enquanto em um mandato individual tradicional, o legislador tem a liberdade de votar de acordo com seus interesses e consciência, no mandato coletivo o legislador consulta as outras pessoas antes de definir seu posicionamento frente a matérias legislativas. No caso de Petrolândia, votando em Adriana Araújo, também farão parte do seu mandato o pescador Cristiano Melo, a comerciante Keida Dantas e o agricultor Auricélio Nunes, todos do PSOL.

JUNTAS

Na mesma direção do mandato coletivo do PSOL, as pré-candidatas do partido Republicanos Fabiane Kelly e Maria Helena, também disputarão as eleições de 2020 em uma candidatura coletiva. Aliadas históricas, Fabiane e Maria Helena sempre atuaram juntas no SINSEMP - Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolândia -, e agora, juntas novamente disputarão uma vaga na Câmara de vereadores. Fabiane Kelly e Maria Helena são aliadas do candidato a prefeito Fabiano Marques, do PTB.

VEREADOR MOSTRANDO SERVIÇO

Foi aprovado na Câmara de vereadores de Petrolândia o projeto de lei de autoria do vereador Evaldo Nascimento, mais conhecido como professor Evaldo, sobre o cumprimento de uma lei federal que garante a redução da jornada de trabalho para os servidores que possuem filhos ou que são responsáveis por pessoa(s) com deficiência(s). A votação para aprovação do projeto aconteceu na sessão da Câmara de vereadores do último dia 16 de setembro. Vereador de primeiro mandato e oposição ao governo de Janielma Souza, professor Evaldo busca a reeleição pelo PSD e é um dos favoritos à Câmara.

NÃO DEU

O ex-prefeito Amadeu Souza desistiu de sua pré-candidatura a prefeito de Petrolândia e resolveu apoiar novamente a prefeita Janielma Souza à reeleição. Prefeito do município entre os anos de 1993 a 1996, Amadeu Souza Lima de 76 anos é filiado ao PRTB e lançou seu nome como pré-candidato a prefeito do município no início de setembro, mas tudo indica que não decolou. Segundo ele, faltaram as “condições” para fazer a pré-candidatura deslanchar.

AGLOMERAÇÃO EM TACARATU

Diferente do belo exemplo das convenções partidárias dos candidatos de Petrolândia, em Tacaratu não foi bem assim. Em fotos e vídeos da convenção do pré-candidato a prefeito pelo MDB, Washington Araújo que circularam nas redes sociais, aparecem um grande número de pessoas aglomeradas e sem máscara de proteção. Durante o ato que foi transmitido pela internet é possível perceber um grande número de apoiadores desrespeitando as recomendações sanitárias como o decreto estadual que proíbe aglomerações com mais de 100 pessoas e o uso obrigatório de máscaras em todo o estado de Pernambuco. As aglomerações aconteceram tanto na convenção como na praça da matriz da cidade após o evento. 

ENQUANTO ISSO EM FLORESTA

A ex-prefeita e agora candidata a prefeitura de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), apresentou na última quarta-feira (16), durante a sua convenção o nome da jovem advogada e vereadora Bia Numeriano como candidata a vice-prefeita. O pré-candidato Favinho Ferraz (Avante) escolheu como candidato a vice-prefeito o jovem Túlio Laranjeira. Túlio era pré-candidato a vereador até o anúncio oficial de Favinho na segunda-feira (14).  O candidato do deputado florestano Rodrigo Novaes, seu primo, Gustavo Novaes (PSD), oficializou Murilo Almeida como seu candidato a vice-prefeito na disputa pela prefeitura da terra dos tamarindos.

CALENDÁRIO ELEITORAL

No Brasil, das 5.570 cidades, duas delas não vão eleger prefeitos e vereadores em novembro de 2020. Brasília (capital federal), onde há 2 milhões de eleitores, não elege prefeito nem vereadores, há no entanto,  1 governador e deputados distritais. Em Fernando de Noronha (PE) o caso é similar. A ilha pernambucana é considerada um distrito do Estado. Não tem prefeito e o número de eleitores é pequeno, pouco mais de 2.700. O governador pernambucano nomeia um administrador para cuidar da região. O 1º turno da eleição será em 15 de novembro e o 2º turno no dia 29 do mesmo mês. Antes, seria realizada em outubro, mas foi adiada por causa da pandemia de covid-19.

Redação: Ronald Torres (colaborador e colunista do Blog PN) e Alex Santos (Repórter/Blogueiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!