CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

COLUNA 'BASTIDORES DA POLÍTICA: Polêmicas, alianças, chapas e articulações. Confira tudo o que aconteceu na política de Petrolândia e região nessa última semana


É com muito prazer que o Blog PN, publica nesta segunda-feira (14) a 2ª edição da sua coluna semanal 'Bastidores da Política'. Acompanhe conosco o resumo dos bastidores da política local e regional do que aconteceu. Lembrando que todas as segundas-feiras a Coluna 'Bastidores da Política' será publicada no blog. 

Boa leitura...

PANO PRA MANGA

A polêmica envolvendo a doação de 50% do salário dos vereadores de Petrolândia ainda vai dar muito o que falar. É que o Presidente da Câmara, o petebista Joilton Pereira, ainda não engoliu o requerimento feito à Câmara pelo vereador Dedé de França para a doação de 50% do salário dos vereadores e convertê-lo em ações sociais no município. Tal doação não pode ser feita de acordo com as orientações do TCE. O problema é que, segundo Joilton, Dedé fez uso político do requerimento colocando os demais vereadores contra a parede. Dedé de França, desde o início da polêmica ainda não colocou o pé nas sessões plenárias.

CHAPA GOVERNISTA DEFINIDA

No último sábado (12), acabou o mistério sobre o nome do vice-prefeito na chapa encabeçada pela prefeita Janielma Souza, pré-candidata à reeleição em Petrolândia. Em um vídeo que circulou pelas redes sociais, a socialista apresentou ao eleitorado petrolandense o nome do empresário Anselmo Gomes, mais conhecido como Anselmo da Farmácia para compor a sua chapa. O nome de Anselmo da Farmácia rechaçou as especulações de que a chapa governista poderia ser composta pelo ex-prefeito Lourival Simões ou até mesmo pelo também ex-prefeito Dr. Marcos.

ALIANÇA BRANCA

O pré-candidato a prefeito de Petrolândia pelo PTB, Fabiano Marques, revelou ao blogueiro Alex Santos durante a live 'Fala Petrolândia' do petebista uma “aliança branca” com o PSOL de Petrolândia. Fabiano disse que a aliança oficial será entre três partidos, o Republicanos, PTB e o PSD, mas que, por conta de uma resolução do PTB nacional que proíbe alianças com partidos de esquerda, a aliança com o PSOL petrolandense acontecerá “extraoficialmente”, levando em consideração a realidade local e deixando a briga nacional dos partidos pra lá. Segundo o próprio Fabiano, o PSOL levará pro seu palanque seis candidatos a vereadores(as), entre eles a ex-candidata a prefeita Adriana Araújo, que desde o início das articulações foi favorável a uma aproximação do PSOL e Fabiano.

CONVENÇÕES


De uma maneira diferente e sem público devido a pandemia de Covid-19, as convenções dos partidos dos pré-candidatos a prefeito de Petrolândia começaram a acontecer. Na última quarta-feira (9), aconteceu a convenção do Cidadania que oficializou o nome de João Batista para a disputa pela prefeitura municipal. A convenção do Avante que confirmou o nome de Lulão de França aconteceu no último sábado (12). A convenção do PT que oficializou o nome do Dr. João Lopes aconteceu ontem, domingo (13). Fabiano Marques fará sua convenção hoje (14) a noite. A prefeita Janielma Souza vai oficializar sua candidatura à reeleição na próxima terça-feira, dia 15. Ainda faltam acontecer as convenções dos candidatos Fabiano Oliveira e de Gustavo Teles.

ANTES TARDE DO QUE NUNCA?

Faltando apenas dois meses para as eleições municipais, Petrolândia parece ser um canteiro de obras. Até aí nada mal, se não fossem os transtornos trazidos para população. A Avenida Auspício Valgueiro Barros, por exemplo, virou um verdadeiro inferno depois que começaram as obras de reforma dos canteiros centrais da avenida. As obras juntaram-se ao fechamento da avenida para o pagamento do auxílio emergencial nas lotéricas da Caixa, deixando o trânsito de motoristas e pedestres um caos! Tal obra não poderia ter iniciado mais cedo? Porque ficou tudo para os últimos três meses de governo? Haja bronca!

PROFESSORES E PROFESSORAS NA DISPUTA

A educação, assim como na última eleição, estará bem representada nas eleições de 2020. Vários nomes conhecidos na educação se colocarão na disputa por uma vaga na Câmara de vereadores de Petrolândia. Alguns já com histórico político, como o professor Daniel Filho, a ex-candidata a prefeita Adriana Araújo, a professora Adelina Martins e o vereador Evaldo Nascimento. Por outro lado, essas eleições apresentaram “caras novas” da educação como o professor Janailson, Cíntia Professora, Ivone Alves e o professor de idiomas Jorge Monteiro.

MAIS MULHERES NA POLÍTICA


A pré-candidata a vereadora de Petrolândia pelo partido Republicanos, Madalena Queiroz, em um vídeo que circulou pelo Instagram aparece fazendo uma defesa muito importante sobre a participação das mulheres na política. Madalena exalta a capacidade de força e de organização das mulheres e faz um convite para mais participação das mulheres na política. Mais mulheres na política é assunto sempre presente nas declarações das candidatas Joane Barbosa (PTB), Adriana Araújo (PSOL), Adelina Martins (Podemos) entre outras. É isso aí!

A FORÇA DA POLÍTICA DO CAMPO

A pré-campanha nas agrovilas do Limão Bravo e do Icó-Mandantes já está em ritmo acelerado. É que por lá, cada voto, contra ou a favor, conta muito. Extremamente disputados, os votos para vereadores estão sendo disputados palmo a palmo, vídeo a vídeo e foto a foto. Por lá, alguns dos nomes que estão na disputa por uma vaga na Câmara de vereadores são o de Valda Alves, Lurdinha da Agrovila, Ivone Alves, Chico da Peixa, Cristiane Alencar, Fabrício do Ônibus e Evaldo da Melancia.

ARMANDO COM O DOUTOR

Comenta-se em boca miúda que o empresário petrolandense Armando Rodrigues está fechado com o pré-candidato a prefeito pelo PT o médico João Lopes. Armando que é oposição à prefeita Janielma Souza é tio do pré-candidato a prefeito pelo DEM Gustavo Teles.

CRISE ENTRE OS PODERES

A falta de diálogo entre o executivo e o legislativo de Tacaratu tem colocado a população da cidade em risco. É que o prefeito José Gerson, do PSB, vetou o uso de R$ 357.100,00 para o combate à pandemia de Covid-19 aprovado pela Câmara de vereadores. Em nota divulgada na última quarta-feira (9), a assessoria da Câmara de vereadores diz que o enfrentamento e o combate à pandemia da Covid-19 ficaram estagnados devido ao Poder Executivo considerar o valor liberado muito baixo. No entanto, na sessão extraordinária da Câmara no último dia 8 de setembro o veto do prefeito foi por rejeitado por 7 votos a 3. Agora é esperar pra ver!

ENTREGOU

Depois de quase 8 anos, o prefeito de Tacaratu, José Gerson, entregou a sala de tratamento dentário e uma ambulância ao Posto de Saúde da Agrovila 9 da Reta. O Posto de Saúde era um clamor antigo das comunidades da reta. No entanto, dizem que as obras por lá, assim como a manutenção das estradas só acontecem em período de eleição. Parece que quem vai pagar a conta por tamanho esquecimento é a pré-candidata governista Sandra Regina, já que correm boatos nas agrovilas que muitos aliados antigos que defenderam o socialista na última eleição não votarão em Sandra. No entanto, a candidata da máquina ainda é muito forte e segue firme na disputa.

BEM NA FOTO

Como diz o ditado popular, na política tudo é possível. Essa semana circulou pelas redes sociais do pré-candidato a prefeito de Tacaratu pelo MDB, Washington Araújo, uma foto em que apareceram ele, o ex-vice prefeito de Tacaratu Dr. Jeovane e o então pré-candidato a prefeito pelo PROS, Dr. Joaquim. É que os dois pré-candidatos a prefeito retiraram o nome da disputa e declararam apoio a Washington, formando um grande bloco de oposição ao prefeito Gerson nas eleições desse ano. Essa união pode render frutos oposicionistas, o que não seria nada mal, já que o prefeito Gerson saiu vitorioso de duas eleições sem dificuldade. Será que agora vai?

CONVENÇÃO DO PT PARTE 2

Um fato surpresa aconteceu durante a convenção do PT na noite de ontem. É que as vésperas da sua convenção municipal, a chapa encabeçada pelo médico João Lopes trocou o pré-candidato a vice-prefeito Toinho de Eugênio por outro nome. Durante o ato que ocorreu de modo restrito, o médico anunciou como seu vice-prefeito Lulão França, do Avante. Lulão desistiu da sua candidatura a prefeito para ser vice na chapa de Doutor João um dia depois da convenção que tinha, até então, sua filha Thaisa Cruz como sua candidata a vice.

MDB COM FABIANO

Na noite desse domingo, o pré-candidato a prefeito de Petrolândia pelo PTB, Fabiano Marques, recebeu mais um apoio importante. O vereador do MDB, Erinaldo Alencar, mais conhecido como Dedé de França declarou apoio a Fabiano Marques. As articulações permearam todo o dia de ontem e resultaram na declaração de apoio de Dedé ao petebista. Dedé de França deixa base da prefeita Janielma Souza, que agora conta com o apoio de apenas dois dos onze vereadores, o vereador Delano Santos e o vereador Sílvio Rogério.

Redação: Ronald Torres (colaborador e colunista do Blog PN) e Alex Santos (Repórter/Blogueiro)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!