qui, 18 abril 2024
InícioDestaquesCláudia Leal da Associação PROVIDA visita Sisteminha Embrapa, em Serra Talhada -...

Cláudia Leal da Associação PROVIDA visita Sisteminha Embrapa, em Serra Talhada – PE [Vídeo]

A Vice-Presidente da Associação PROVIDA, Cláudia Leal, esteve visitando recentemente o Sisteminha EMBRAPA, instalado na comunidade Umburana do Tonhé, na zona rural de Serra-Talhada-PE.

O projeto foi concluído a apenas dois meses na comunidade através de recursos próprios do deputado federal Sebastião Oliveira (AVANTE), e beneficia diretamente sete famílias da comunidade.

“Na área já esta sendo plantados várias culturas como feijão, milho quiabo, pimentão, além de hortaliças. A transformação é gigantesca já que essas famílias que viviam em um lugar totalmente sem condições de terém plantações nem sequer para o consumo, hoje podem plantar colher e ainda criar peixes e galinhas através do Sisteminha. São várias culturas cultivadas entre as sete famílias. Obrigado Sebastião Oliveira por transformar mais um sonho em realidade”, destacou Cláudia. 

Durante a visita Cláudia conversou com Osinete sobre as transformações após a implantação do projeto no terreiro de sua casa.

Veja o vídeo:



Sobre o Sisteminha

O “Sisteminha” constitui-se em um sistema integrado para produção de alimentos, desenvolvido para gerar segurança e soberania alimentar para seus usuários. 

O elemento central da solução tecnológica é a criação de peixes, em um tanque, com sistema de recirculação e filtragem. O sisteminha tem como principais vantagens o baixo custo de investimento inicial; 

É uma solução integrada, que pode ser facilmente adaptada às necessidades, experiência, preferências do produtor e condições edafoclimáticas e de mercado local; É apropriada para pequenos espaços (a partir de 100 m2), em áreas urbanas e rurais; e é uma solução dimensionada para atender às necessidades nutricionais de uma família de quatro pessoas, no atendimento às recomendações nutricionais da Organização Mundial da Saúde (OMS). A tecnologia é fundamentada em quatro princípios: 1) miniaturização, 2) replicabilidade, 3) escalonamento da produção, 4) segurança alimentar e nutricional. O tanque pode ser construído de forma artesanal, com materiais disponíveis na localidade (madeira, adobe, papelão, palha, pedra, pneu), de alvenaria, placas pré-moldadas ou outros materiais. O Sisteminha possui atualmente 15 módulos, sendo eles: 1. Produção de peixes, 2. Produção de ovos de galinhas; 3. Produção de frangos de corte; 4. Produção de minhocas; 5. Produção vegetal (carboidratos, hortaliças, chás e temperos; frutíferas e madeireiras); 6. Produção de composto; 7. Produção de ovos de codorna; 8. Produção de porquinhos da Índia; 9. Aquaponia; 10. Produção de larvas de moscas; 11. Produção de ruminantes; 12. Produção de suínos; 13. Biodigestor; 14. Sistema de tratamento de água potável; 15. Carvoaria artesanal. O Sisteminha não é uma tecnologia isolada em si, mas um “pacote” de soluções tecnológicas integradas, com muitas possibilidades de combinações. 

O módulo básico é a piscicultura e cada produtor adota os módulos disponíveis de acordo com seus interesses. A tecnologia desenvolve-se aos moldes da inovação aberta, com a forte participação dos beneficiários moldando o desenvolvimento e evolução da tecnologia. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Por Redação/Informações e vídeo: Assessoria da Associação PROVIDA

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
23.4 ° C
23.4 °
23.4 °
89 %
4.7kmh
92 %
qui
32 °
sex
31 °
sáb
32 °
dom
30 °
seg
25 °

Mais Lidas