sex, 29 março 2024
InícioDestaquesReportagem exclusiva com depoimentos de índios pankararus que foram jurados de morte...

Reportagem exclusiva com depoimentos de índios pankararus que foram jurados de morte em tribo entre os municípios de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, no Sertão de PE [Vídeo]

Nossa reportagem esteve com exclusividade neste último sábado (15) na tribo de índios pankararus entre os municípios de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, para mostrar depoimentos de três vítimas que foram juradas de morte na última semana. Recentemente foi divulgado uma lista com quartoze nomes de líderes marcados para morrer. A área pertencente aos Pankararus, localizada na divisa entre os três município, é palco de briga histórica entre posseiros e invasores contra os indígenas.

O Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada foi acionado e informou que instaurou procedimento administrativo para acompanhar a atuação das instituições federais responsáveis por adotar medidas diante das invasões.

O território de 8,1 mil hectares passou por um processo de desintrusão da área, para que fosse garantida a efetivação plena dos direitos territoriais indígenas. Na época, foi paga indenização aos invasores retirados da terra após determinação judicial. Em 2018, os últimos posseiros que se negavam a deixar a área indígena foram retirados com o uso de força policial.

Mesmo acobertados pelas decisões judiciais, o povo Pankararu vive em tensão devido aos invasores. Nos últimos anos, um posto de saúde e uma escola situada no território indígena foram incendiadas. Uma adutora que abastecia água na comunidade indígena foi danificada e canos que levavam água foram furados por tiros. Até o momento, o abastecimento de água é feito por caminhão-pipa.

As instituições notificadas pelo MPF são o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Federal (PF).

Veja a reportagem completa:


Por Redação/Informações: Por Ketheryne Mariz – Diário de Pernambuco | Gravação de vídeo: Adrian Ramon | Apoio: João Paulo do BNE | Colaborador: Antônio Cesar do Blog TV Camarotte 

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
23.9 ° C
23.9 °
23.9 °
90 %
5.3kmh
84 %
sex
33 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
32 °
ter
28 °

Mais Lidas