Trending


CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

Social



quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Reportagem exclusiva com depoimentos de índios pankararus que foram jurados de morte em tribo entre os municípios de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, no Sertão de PE [Vídeo]


Nossa reportagem esteve com exclusividade neste último sábado (15) na tribo de índios pankararus entre os municípios de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, para mostrar depoimentos de três vítimas que foram juradas de morte na última semana. Recentemente foi divulgado uma lista com quartoze nomes de líderes marcados para morrer. A área pertencente aos Pankararus, localizada na divisa entre os três município, é palco de briga histórica entre posseiros e invasores contra os indígenas.

O Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada foi acionado e informou que instaurou procedimento administrativo para acompanhar a atuação das instituições federais responsáveis por adotar medidas diante das invasões.

O território de 8,1 mil hectares passou por um processo de desintrusão da área, para que fosse garantida a efetivação plena dos direitos territoriais indígenas. Na época, foi paga indenização aos invasores retirados da terra após determinação judicial. Em 2018, os últimos posseiros que se negavam a deixar a área indígena foram retirados com o uso de força policial.

Mesmo acobertados pelas decisões judiciais, o povo Pankararu vive em tensão devido aos invasores. Nos últimos anos, um posto de saúde e uma escola situada no território indígena foram incendiadas. Uma adutora que abastecia água na comunidade indígena foi danificada e canos que levavam água foram furados por tiros. Até o momento, o abastecimento de água é feito por caminhão-pipa.

As instituições notificadas pelo MPF são o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Federal (PF).

Veja a reportagem completa:



Por Redação/Informações: Por Ketheryne Mariz - Diário de Pernambuco | Gravação de vídeo: Adrian Ramon | Apoio: João Paulo do BNE | Colaborador: Antônio Cesar do Blog TV Camarotte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!