CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Polícia Federal alerta para o novo golpe no WhatsApp que promete ‘frigobar da Coca-Cola’


Um novo golpe está rodando na web. Desta vez, a grande promessa é um frigobar da popular marca de bebidas, Coca-Cola. O link que introduz o golpe tem domínio registrado na Rússia e está sendo amplamente divulgado através do WhatsApp. De acordo com a Polícia Federal, não é a primeira vez que cibercriminosos utilizam a imagem da Coca-Cola para enganar pessoas na internet, outras vezes, até emprego já foi prometido. 

Como acontece?

O golpe se inicia a partir do momento em que a vítima recebe uma mensagem em seu WhatsApp avisando que, para ganhar um frigobar da Coca-Cola, bastaria responder três perguntas. 

Assim que o usuário responde as questões, uma nova mensagem aparece, com um novo ‘desafio’. Desta vez, a vítima é instruída a compartilhar o link malicioso com pessoas da sua lista telefônica até que uma barra de quantidade, localizada na parte inferior da tela, fique completa. A promessa é que, após o preenchimento da barra, o usuário recebe o frigobar dentro de quatro dias.

Mas na realidade, assim que a barra de preenchimento for finalizada, automaticamente o dispositivo eletrônico da vítima, utilizado para cumprir o procedimento, será infectado por vírus cibernéticos. Informações pessoais como fotos, vídeos, mensagens e senhas são capturadas pelos criminosos, além disso, o celular, computador ou tablet do usuário pode ser bloqueado. Para liberar o aparelho, os golpistas solicitam que a vítima pague um ‘resgate’ em bitcoin, moeda virtual difícil de ser rastreada. 

As informações são da Ascom da Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!