sex, 29 março 2024
InícioDestaques"Passada a pandemia, Jatobá precisará arrancar para o desenvolvimento", declara o vereador...

“Passada a pandemia, Jatobá precisará arrancar para o desenvolvimento”, declara o vereador Zé Dantas

Algumas cidades brasileiras já se preparam para entrar no ritmo que estão chamando de “novo normal”, com a retomada das atividades econômicas, interrompidas com a chegada do CORONAVÍRUS ao país. Aqui em Jatobá, penso que “retomada” não seria talvez a palavra melhor aplicável, já que a nossa economia, restrita basicamente à criação de tilápia, pelo que sei, não sofreu tanto, pelo menos no quesito produção. No mais a economia é estagnada. Aliás, Jatobá é o maior produtor de tilápia de Pernambuco, Estado que tem o maior polo de produção do peixe em tanques-rede do Nordeste, sendo a região de Itaparica a que mais produz, com destaque para o município de Jatobá, onde temos grandes, médios e pequenos produtores, de base familiar. A palavra que melhor se aplicaria aqui, passada a pandemia, seria a meu ver, “arrancada” para o incremento da economia local.

Acho que devemos nos preocupar, tanto a sociedade civil organizada, quanto a administração municipal, a Câmara de Vereadores, os deputados votados no município e principalmente os pré-candidatos a vereador e a prefeito, na próxima eleição, em buscar ações que venham em apoio aos pequenos piscicultores do município, de forma a absorver o maior numero possível da mão-de-obra local disponível, consequentemente, gerando renda para as pessoas e diminuindo a pobreza. A implantação de uma unidade beneficiadora do pescado seria de grande importância para os pequenos produtores.

Note-se que Jatobá é a Capital Estadual da Tilápia, título que lhe foi outorgado pela Lei n° 14.978/2013, tendo chegado até a promover festivais, com feiras de negócios nos anos de 2013 e 2014, na gestão do Prefeito Robson Leandro, com o objetivo de incentivar a atividade. Mas hoje, o Município que possui um orçamento anual de 42 milhões de reais, não contempla dotação orçamentária alguma, para incentivar o setor.

PRECISAMOS ARRANCAR RUMO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO!

Via TV Camarotte 
Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
28 ° C
28 °
28 °
68 %
7kmh
98 %
sex
34 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
33 °
ter
32 °

Mais Lidas