CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Pernambuco anuncia chegada de 35 respiradores para equipar hospitais na capital e interior


O Governo de Pernambuco recebeu, na tarde desta terça-feira (19), mais 35 respiradores comprados à empresa Intermed. Os equipamentos fazem parte de um lote de 100 aparelhos adquiridos no mês de março.

Os primeiros 35 foram entregues graças a uma decisão da Justiça, que determinou a busca e apreensão na empresa, localizada no Estado de São Paulo, que não entregou na data correta.

Já os de hoje chegaram ao Estado dentro do prazo.

Nos próximos dias a empresa deverá realizar a entrega dos 30 equipamentos restantes.

Segundo o Estado, dez dos 35 respiradores recebidos hoje serão enviados ao Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

Outros dez vão para o Hospital Referência Covid-19 Recife, em Boa Viagem (antigo Alfa). Seis aparelhos seguirão para a UPAE de Goiana, município da Mata Norte; cinco irão para o Hospam de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú; e quatro vão para a UPAE de Garanhuns, no Agreste Meridional.

Oposição no ataque com respiradores

O ex-ministro Mendonça Filho, um dos pré-candidatos a prefeito no Recife, pelo Democratas, anunciou que vai pedir ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público de Contas, do TCE, que fiscalize todo o processo de aquisição de respiradores pulmonar e equipamentos de UTI para o enfrentamento ao Covid-19 no Recife.

De acordo com sua assessoria, o pedido tem como base dois processos de dispensa de licitação feitos pela Prefeitura de cerca de R$ 11 milhões, para compra de até 500 respiradores pulmonar a Brasmed Veterinária.

“A empresa tem como principal atividade o comercio varejista de animais vivos e de artigos para animais de estimação. Comprar ventilador pulmonar para humanos numa empresa que vende produtos veterinário causa estranheza. Assim como, o fato de o maior volume de compras do produto, pelos dados disponibilizados pela Controladoria da Prefeitura, ser de uma empresa de capital social muito pequeno de apenas R$ 50 mil e que foi criada há sete meses”, disse Mendonça.

“O Recife tem 64%. de leitos de UTI fechados por falta de equipamentos como respirador pulmonar. O prefeito Geraldo Júlio não pode continuar silenciando sobre os leitos de UTI inaugurados por ele e que continuam fechados. Só tem 36% dos leitos de UTI funcionando. Segundo a própria Prefeitura, por falta de equipamentos como respiradores e pessoal. Enquanto isso, a fila de espera por um leito de UTI no Recife continua crescendo com o sistema colapsado. A população precisa de explicações”, afirmou.

“Uma busca no portal da transparência mostra que a Prefeitura do Recife fez contratos de dispensa de licitação com pelo menos quatro empresas para aquisição de ventilador pulmonar, embora não disponibilize com facilidade todos os contratos e termos de referência dessas compras. É fundamental transparência e responsabilidade no uso dos recursos públicos, na prestação de contas dos gastos e das entregas dos serviços e equipamentos. Mais de 500 respiradores foram comprados e a população continua sofrendo na fila de espera por um leito”, afirmou.

“O prefeito continua a fazer propaganda, mesmo com a situação dramática que estamos vivendo com UTIs superlotadas e mais de 200 pacientes na fila para atendimento” afirmou, por meio de sua assessoria.

Via: O Povo com a Notícia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!