CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Pernambuco é o Estado mais transparente em dados sobre a pandemia


De acordo com levantamento realizado pela organização não-governamental Open Knowledge Internacional (OKBR), Pernambuco lidera o ranking de transparência nas informações sobre a pandemia do novo coronavírus em todo o país. O estado ocupa a 1ª posição pela quarta semana consecutiva, mas, com os três pontos adquiridos desde a última contagem, divulgada no começo do mês, tornou-se líder isolado, cravando 98 pontos na tabela. Valor mais alto da escala.

O estudo contempla todas as unidades federativas, além do governo federal. O Índice de Transparência da Covid-19 é utilizado para avaliar a qualidade das informações relativas à proliferação da doença publicados pela União e estados em seus portais oficiais. Os resultados e pontuações são obtidos com base nos dados repassados à população e os parâmetros de publicação dos mesmos. “Quanto mais transparência atendendo a estes critérios, maior a contribuição ao trabalho dos órgãos públicos e ao envolvimento de outros setores da sociedade na construção de soluções conjuntas”, explicou Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR.

De acordo com a Open Knowledge Internacional, o aumento da nota de Pernambuco está associado à divulgação nos boletins dos dados sobre a ocupação dos leitos voltados para a Covid-19. “Nesta quarta semana do Índice de Transparência da Covid-19, nota-se uma melhora bastante expressiva da disponibilidade de painéis informativos – o percentual de estados que cumprem o item passou de 32% a 75% desde a primeira avaliação”, reforçou a Open Knowledge Internacional.

“Pernambuco segue o seu compromisso de manter a população informada permanentemente sobre a situação da Covid-19 no estado. Figurar na liderança do ranking da transparência por quatro semanas seguidas, e melhorando ainda mais a nossa pontuação, ratifica o empenho e o trabalho árduo do governo de Pernambuco, da Secretaria Estadual de Saúde e de outros órgãos estaduais para lidar com essa pandemia”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Tomando como base a tabela divulgada ontem, após Pernambuco os estados que mais divulgam esclarecimentos sobre o coronavírus são Ceará, que totalizou 95 pontos no ranking e Espírito Santo (90). Com o aumento de 47 pontos na escala, Rondônia aparece em quarto lugar, com 90 no total. Na contramão, o governo federal perdeu 7 pontos e figura na 12ª posição. A subnotificação de casos durante a pandemia é uma das principais preocupações da entidade, que aponta dois indicadores importantes para abordar o tema, negligenciados pela maioria dos estados: a quantidade de testes disponíveis e a notificação de casos de outras doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e demais gripes.

“Saber a quantidade de testes disponíveis por estado e, se possível, por município, é fundamental para interpretar corretamente o número de casos confirmados em cada região e acompanhar essa política. Se um estado tem mais capacidade de testar que outros, é natural que os números reflitam esse viés”, reforçou Campagnucci.

ORGANIZAÇÃO

Também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, a OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, atuando no Brasil desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Via PE Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!