ter, 16 abril 2024
InícioDestaquesEstação Ecológica Serra da Canoa, em Floresta, completa 8 anos de criação

Estação Ecológica Serra da Canoa, em Floresta, completa 8 anos de criação

Unidade de Conservação (UC) estadual do bioma Caatinga, a Estação  Ecológica (Esec) Serra da Canoa, localizada no município de Floresta,  no Sertão de Pernambuco,  foi criada em abril de 2012, por meio do Decreto Estadual  38.133/2012.  Administrada pela Agência  Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a  Estação possui uma área superior a sete mil hectares de Caatinga e possui uma rica biodiversidade. Nesta segunda-feira, 27, a Esec completa 8 anos de criação.

A CPRH, por meio da Unidade de  Gestão  de Unidade de Conservação (UGUC),  vem trabalhando para  proteger as espécies endêmicas e as espécies raras ameaçadas de extinção que ocorrem na área e nos remanescentes florestais da região.

“Estamos realizando o levantamento  de proprietários e posseiros, para que seja feita a regularização fundiária. Os próximos passos envolvem  o levantamento da fauna e da  flora e a  elaboração de um Plano de Manejo para a área, além da criação do Conselho Gestor. A aquisição da sede da Esec também está nos planejamento para conquistas futuras”, explicou o gestor da UC,  Erikson Francisco da Silva.

No levantamento biótico (fauna e flora) de duas reservas particulares, que estão sob a influência direta da Esec,  foram registrados  cactos, bromélias, juazeiro, imburana, angico, catingueira, entre espécies endêmicas da região.  Foi constatada a presença de lagartos, serpentes, papagaio-verdadeiro e o pintassilgo-do-nordeste, sendo estes dois últimos ameaçados de extinção.

Via PE Notícias
Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
22.2 ° C
22.2 °
22.2 °
96 %
2.1kmh
53 %
ter
33 °
qua
32 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
27 °

Mais Lidas