CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

terça-feira, 17 de março de 2020

Pernambuco soma 18 casos do Coronavírus com dois casos em Jaboatão e um em Belo Jardim (PE)

Bandeira de Pernambuco. Foto: Divulgação

Em reunião nesta segunda-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, sede do poder executivo do Estado, prefeitos e representantes das 15 cidades que fazem parte da Região Metropolitana do Recife (RMR), adotaram medidas para conter o Covdi-19.

No final da tarde, ao lado do Secretário de Saúde do Estado André Longo, o governador Paulo Câmara atualizou os registros da doença em Pernambuco e comunicou que subiu de 8 para 18 o número de casos confirmados laboratorialmente, pelo Instituto Evandro Chagas (Pará) e Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Dos 10 novos casos informados, pelo menos três estão fora do Recife, até então única cidade do estado com casos de infecção pelo coronavírus.

As cidades de Jaboatão dos Guararapes e Belo Jardim, no Agreste, registraram dois e um casos de contaminação do Coronávirs, respectivamente. Até o domingo (15), eram oito casos confirmados no Estado, o número mais que dobrou e apresenta como novidade notificações em outras duas cidades com destaque para região do agreste.

Entre os 18 casos confirmados, 4 são de pessoas que tiveram contato com confirmados, o que configura transmissão local do vírus. Até o momento, não há transmissão comunitária em Pernambuco, ou seja, o vírus não está circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. Está restrito e circulando em um grupo determinado de pessoas.

Números

183 Notificações
18 Casos confirmados
15 no Recife
2 em Jaboatão dos Guararapes
1 em Belo Jardim
3 casos prováveis no estado
81 casos em investigação
81 casos descartados
Cruzeiro

O Governo de Pernambuco está empenhado em encontrar uma solução para o caso dos passageiros e tripulantes do navio Silver Shadow. O quadro de saúde do passageiro que testou positivo para o novo coronavírus vem sendo monitorado pela Secretaria Estadual de Saúde diariamente, bem como dos demais turistas e funcionários do cruzeiro. Uma segunda notificação foi descartada no último domingo (15.03). Além disso, 1 pessoa que teve contato com o caso confirmado recebeu diagnóstico positivo para o covid-19, ou seja, está entre as 4 confirmações de covid-19 por contato. Esse novo caso relacionado ao cruzeiro está em isolamento domiciliar. Ou seja, relacionado ao cruzeiro foram 2 casos confirmados, sendo 1 por contato, e 1 descartado. O Governo de Pernambuco reforça que já foram realizadas reuniões presenciais e por telefone com o Ministério da Saúde, a Marinha e os representantes das embaixadas para encontrar uma maneira segura de providenciar o retorno de todos os passageiros e tripulantes do cruzeiro aos seus países de origem. A gestão estadual considera a situação uma das prioridades no momento e mantém todos os esforços para uma conclusão o mais breve possível.

Decreto

O governador Paulo Câmara divulgou, durante a coletiva desta segunda-feira (16.03), que um novo decreto trará medidas preventivas em diversos setores para evitar a propagação do covid-19 no Estado. Entre as medidas, está a suspensão, a partir desta quarta (18.03), das aulas em toda a rede de ensino pública e privada pernambucana (escolas, escolas técnicas e universidades). Além disso, já foi acertado, juntamente com as concessionárias e permissionárias de ônibus, que haverá a higienização dos coletivos após todas as viagens realizadas, triplicando o número de limpezas feitas atualmente. As estações e terminais também serão higienizados frequentemente. Ainda será ampliada a campanha de prevenção e conscientização contra o novo coronavírus junto aos usuários do transporte público.

Tecnologia

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do seu Laboratório de Inovação (MPLabs), ofereceu apoio à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para realizar um ciclo de inovação aberta, conectando o ecossistema de inovação no Brasil para o desenvolvimento de tecnologias que possam contribuir para o controle do covid-19. Com aporte inicial de R$ 500 mil providos pelo MPPE, a iniciativa coordenada pelo MPLabs lançará desafios em áreas estratégicas no controle do novo coronavírus para que empresas e startups de tecnologia apresentem soluções tecnológicas que respondam aos desafios propostos pela Secretaria.

“Nosso principal objetivo é encontrar maneiras para usar a tecnologia intensiva em prol da saúde. Em projetos como este, de inovação aberta, a sociedade é protagonista no processo, propondo ideias de medidas de controle que diminuam a velocidade de contágio da população pelo novo coronavírus. Essas ferramentas serão nossas aliadas no combate à doença, possibilitando que o número de infectados graves com necessidade de internação esteja dentro da capacidade operacional do sistema de saúde”, pontua a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES-PE, Luciana Albuquerque. Até o fim de março, os interessados poderão propor seus projetos aos desafios apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde em plataforma totalmente on-line. Os modelos enviados serão analisados por especialistas das áreas técnicas da SES-PE, que escolherão as soluções mais inovadoras.

Parceria Cidadã

A SES-PE também está dialogando com o Porto Social, Transforma Brasil e ONG Novo Jeito, organizações que promovem iniciativas cidadãs, para realizar ações voltadas para comunidades, juntamente com suas respectivas lideranças. O intuito é disseminar as
informações sobre o covid-19 e as medidas de prevenção, trazendo o engajamento da sociedade para enfrentar esse momento.

Prevenção

A Secretaria Estadual de Saúde ainda reforça a necessidade da população manter as medidas de higiene (como lavar as mãos diversas vezes ao dia; higienizar celulares e outros equipamentos de uso pessoal; evitar colocar as mãos nos olhos e boca; cobrir a mão e rosto quando tossir e espirrar; não compartilhar equipamentos de uso pessoal; e usar o braço ou os ombros para cobrir a tosse e o espirro) que protegem não só para o covid-19, mas para diversos vírus de transmissão respiratória que circulam em nosso território, como o sarampo e a influenza. A SES-PE ainda recomenda que idosos e pacientes com doenças crônicas tomem maiores cuidados e ações de restrição nos contatos sociais, evitando viagens e locais com aglomeração de pessoas. Por fim, a SES-PE reafirma que este não é um momento para pânico. O Estado continua vigilante, educando sobre as medidas de prevenção e trabalhando arduamente para atender os casos suspeitos e confirmados, buscando, assim, evitar novos adoecimentos. Os pernambucanos também devem ficar atentos às informações oficiais, evitando propagar fake news.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!