CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CODIGO ADSENSE SITE RÁPIDO

domingo, 15 de março de 2020

Mais de 90 eventos são cancelados no Estado de Pernambuco

Imagem Coronavírus|Arte: Blog Petrolândia Notícias/Alex Santos

Pernambuco teve cinco novos casos de coronavírus, totalizando, até ontem, sete pessoas com a doença. O Estado registrou o primeiro caso de transmissão local, ou seja, a pessoa infectada, uma mulher de 97 anos que reside no Recife, pegou a enfermidade com a filha que esteve na Itália e também está doente. Diante do novo cenário, o governador Paulo Câmara anunciou, neste sábado, ações mais severas para restringir a circulação dos pernambucanos e assim tentar diminuir as chances de contaminação do Covid-19. A principal delas é a suspensão de eventos com mais de 500 pessoas. A medida vale para partidas de futebol, shows e peças de teatro, por exemplo. Não há prazo de validade. A proibição valerá enquanto as autoridades entenderem que o veto é necessário para barrar a epidemia no Estado.

“Dos cinco novos casos, um deles é da mãe de uma mulher que voltou de uma viagem à Itália, nosso primeiro caso de transmissão local. Outro é do homem canadense que chegou no cruzeiro. Esses dois casos têm consequências importantes. Até sexta-feira tínhamos apenas transmissão importada. Por isso, baixamos um decreto com algumas ações. Uma delas é a suspensão de eventos com público acima de 500 pessoas”, informou o governador. “Outra medida, já anunciada antes, é o impedimento para que novos cruzeiros atraquem em Pernambuco. Mas ressalto que são medidas reavaliadas a cada momento, a cada hora, a cada dia”, complementou Paulo Câmara. Ele pediu a colaboração da população.

Mais de 90 eventos estavam previstos no Estado neste mês e em abril, segundo o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes. Um deles é o jogo, hoje, entre Santa Cruz e Decisão, no Arruda, Zona Norte do Recife, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano. A partida vai acontecer com portões fechados, ou seja, sem a presença da torcida. Em Nova Jerusalém, Brejo da Madre Deus, no Agreste, o espetáculo da Paixão de Cristo, previsto para ocorrer entre 4 e 11 de abril, foi adiado para o período de 2 a 7 de setembro.

“Ficamos triste, lamentamos, por exemplo, o adiamento da Paixão de Cristo. Mas é uma medida necessária. É um desafio que precisará ser superado por todos. Além de peças, shows, festivais, havia a previsão de pelo menos 90 eventos com mais de 500 pessoas em Pernambuco até abril”, comentou Rodrigo Novaes. “No interior haveria muitas festas devido a São José, celebrado este mês. Em Verdejante, em Custódia, por exemplo. Não vão mais acontecer”, afirmou o secretário de Turismo. A restrição não valerá para museus e outros equipamentos de cultura administrados pelo Estado. No Recife o prefeito Geraldo Julio adiou todos os eventos culturais previstos para acontecer nos equipamentos geridos pela prefeitura.

SHOPPINGS

Idosos e pessoas com doenças crônicas (cardiopatas, asmáticos graves, com bronquite ou enfisema pulmonar) devem evitar idas a shoppings, cinemas, shows e outros locais com muita aglomeração de gente. A recomendação é do secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. “Com a transmissão local, recomendamos que idosos e doentes crônicos restrinjam o contato social. Evitem viagens”, destacou André Longo. Servidores públicos estaduais não poderão viajar, a trabalho, para o território nacional ou para o exterior. O mesmo vale para funcionários da prefeitura do Recife.

O governo de Pernambuco não anunciou medidas em relação ao uso de transporte público, como ônibus e metrôs. “Por enquanto, o direito de ir e vir está preservado. A fase que Pernambuco está pode mudar. As ações que são adotadas são proporcionais ao cenário diário”, explicou o secretário de Saúde.

Via PE Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!