ter, 16 abril 2024
InícioDestaquesCoronavírus: Prefeitura de Petrolina e Hospital Universitário montam UTI exclusiva para Covid-19

Coronavírus: Prefeitura de Petrolina e Hospital Universitário montam UTI exclusiva para Covid-19

Fotos: Jonas Santos/Divulgação

O prefeito Miguel Coelho visitou, nesta segunda-feira (16), o espaço onde foi montada uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento de casos relacionados ao coronavírus. O centro funcionará no Hospital Universitário, a partir desta semana, e será referência na região do São Francisco.

A decisão do prefeito de implantar uma UTI especializada tem a intenção de evitar longas viagens e maior exposição de pacientes que tenham a confirmação da Covid-19. Sem a criação da unidade médica, as pessoas em situação mais grave teriam de se deslocar até o Recife, sob risco, inclusive, de não encontrar vagas nas urgências.

O Centro foi criado através de um convênio da Prefeitura de Petrolina com o Hospital Universitário. A gestão municipal contratará 35 profissionais de saúde, a exemplo de médicos e enfermeiros. Esse efetivo estará exclusivamente dedicado ao tratamento da Covid-19. Já o HU ficará responsável pelos equipamentos e estrutura física.

Segundo Miguel, a medida estratégica foi necessária, mesmo sem nenhum caso confirmado em Petrolina. O prefeito defende que a montagem da UTI exclusiva é mais uma ação preventiva para preparar a cidade e reduzir impactos maiores na rede pública. “Hoje, a orientação que recebemos do Estado é de enviar os pacientes para o Recife. São mais de 700 km de deslocamento com a possibilidade real de não encontrar vaga na UTI na capital, pois lá também já existem casos e isso deve aumentar. Então, decidimos arcar com os investimentos, mesmo sem ser nossa obrigação, por termos uma situação que requer esforços de todos os entes da federação, municípios e a sociedade civil. Estamos fazendo tudo o que podemos com visão preventiva para reduzir os danos e proteger vidas”, explica Miguel.

Petrolina, até esta segunda (16), não tem nenhum caso confirmado da Covid-19. Ainda assim, o prefeito Miguel Coelho assinou um decreto municipal com uma série de medidas preventivas como suspensão de eventos com mais de 100 pessoas, restrição de atendimento em repartições municipais e a criação de um comitê de operações para monitoramento do coronavírus na cidade sertaneja.

Da redação do Portal com Informações da Assessoria da Prefeitura de Petrolina
Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
22.6 ° C
22.6 °
22.6 °
95 %
2.1kmh
100 %
ter
33 °
qua
32 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
31 °

Mais Lidas