sex, 29 março 2024
InícioDestaquesIPVA sem desconto para veículos com placa final 0 vence nesta quarta-feira

IPVA sem desconto para veículos com placa final 0 vence nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (26), vence o prazo para proprietários de veículos com placa final 0 efetuarem o pagamento à vista, sem desconto, do IPVA 2020. Vale lembrar que a data limite para o recolhimento do imposto estava previsto para segunda-feira (24), mas devido ao feriado de Carnaval, as agências bancárias não estarão funcionando. 

Para efetuar o pagamento, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), e realizar o recolhimento do IPVA 2020.

O pagamento pode ser feito nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet, débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casos.

Licenciamento Antecipado 2020

Quem quiser antecipar o licenciamento anual deve quitar integralmente todos os débitos que recaiam sobre o veículo, sendo o IPVA, a taxa de licenciamento, o prêmio do Seguro DPVAT e, se for o caso, multas de trânsitos.

Atraso de pagamento

O contribuinte que deixar de pagar o imposto está sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Caso permaneça a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito em Dívida Ativa. Como consequência, a multa passará a 40% do valor do imposto, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, o que impede, por exemplo, o aproveitamento eventual do crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista.

A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria-Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto. 

O não pagamento do imposto impede a realização do licenciamento do veículo, conforme calendário estabelecido pelo Detran. Como consequência, o veículo que circular sem a documentação em dia poderá ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Via PE Notícias 

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
23.9 ° C
23.9 °
23.9 °
90 %
5.3kmh
84 %
sex
33 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
32 °
ter
28 °

Mais Lidas