ter, 16 abril 2024
InícioDestaquesSeminário com Bispos sobre Instalação de usina nuclear é promovido nas cidades...

Seminário com Bispos sobre Instalação de usina nuclear é promovido nas cidades de Floresta e Itacuruba, no Sertão de Pernambuco

A diocese de Floresta – PE, juntamente com o Setor Sócio Transformador da CNBB Ne², com o apoio da Caritas Regional Ne² e da Miserior, realizaram um grande evento na cidade de Floresta – PE nos dias 5 e 6 de novembro sobre a possibilidade de instalação de uma Usina Nuclear no município de Itacuruba – PE. 

Estiveram presentes muitas organizações sociais e bispos de diversas dioceses. O evento contou com a presença dos expositores: Professora Vânia Fialho, Professor Whodson, Professora Clarissa Marques, Joao Gadner, Dr. Neidson e Heitor Scalabrine. Foram momentos de muita escuta às populações e visita ao local da possível instalação, houve um rico debate sobre o assunto. Os bispos procuraram acompanhar com muita atenção nas escutas do relato do povo. Também, estiveram presentes os representantes do SINDURB e da FRUNE, nas pessoas de Fernando Neves e Mozart Bandeira que falaram sobre a luta contra a Privatização da CHESF.

O objetivo desse encontro foi dar voz aos seguimentos sociais e conhecer os argumentos contrários e favoráveis à instalação da usina no território de Itaparica. Visitaram Itacuruba – PE, escutaram agricultores, pescadores, indígenas, quilombolas e outros seguimentos da sociedade.

Um momento marcante foi na frente da igreja da cidade de Itacuruba – PE, onde crianças, vindas de Belém do São Francisco, fizeram uma apresentação acerca da situação das obras já realizadas com grandes impactos sociais.

Na parte da tarde o encontro ocorreu no município de Floresta – PE, coordenado por Cláudia leal – Coordenadora da Associação PROVIDA e membro da Comissão de Articulação Antinuclear do Sertão – que seguiu com as palestras dos expositores já citados acima. O evento contou com a presença do prefeito da cidade de Itacuruba – PE que disse não ser a favor e nem contra, revelou não ter conhecimento dos reais riscos de uma usina e está aberto a escutar e conhecer os dois lados.

A noite houve orientações diversas e um conhecimento melhor acerca do desastre de brumadinho.

No dia seguinte, 06, após a missa, o evento seguiu coordenado pelo Diácono Jaime da diocese de Recife e Olinda, seguiu com a professora Vânia Fialho e o Professor Whodson, que fizeram uma explanação sobre os riscos da usina nuclear e fizeram a entrega do livro da Nova Cartografia Social, um boletim informativo sobre a história de Itacuruba, povos tradicionais, suas

lutas e resistência, encerrou com apresentação de toré com os povos indígenas Tuxá campos da cidade de Itacuruba.

No final ficou decidido de publicar uma carta assim chamada “Carta de Floresta” para ser entregue em todo Brasil, reforçando que a igreja está atenta e que sua maior preocupação é pela vida.
Todo evento teve a colaboração da equipe da Associação PROVIDA – Padre Luciano Aguiar, Ângelo Zanré e Alba Leal.

Mais Fotos: AQUI.

Veja a Carta Floresta AQUI
Por Assessoria da Associação PROVIDA

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
27.9 ° C
27.9 °
27.9 °
62 %
7kmh
90 %
ter
28 °
qua
32 °
qui
31 °
sex
31 °
sáb
31 °

Mais Lidas