CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Fiscalização do Ipem apreende mais de 300 ventiladores irregulares

Os produtos eram vendidos com a certificação do Inmetro vencida. Foto: Ipem/Divulgação

Uma ação do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem) para fiscalizar a venda de ventiladores em estabelecimentos de Pernambuco resultou na apreensão de mais de 300 itens. Os produtos eram vendidos com a certificação do Inmetro — item necessário para que comercialização ocorra de forma legal — vencida. A ação do órgão começou em outubro e foi finalizada em novembro.

Para estarem regularmente no mercado, os ventiladores precisam obrigatoriamente da certificação, emitida por Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo Inmetro. O selo emitido pela entidade garante o cumprimento dos requisitos necessários e atestam a qualidade e a segurança do produto para o consumidor.

“As mercadorias apreendidas apresentavam o selo do Inmetro na embalagem, porém os números dos registros encontravam-se cancelados por não cumprirem as exigências de segurança”, explica Adriano Martins, presidente do Ipem-PE. Segundo ele, a falta de conformidade dos ventiladores com as exigências pode causar incidentes como incêndios, por exemplo. Nessas situações, as empresas são obrigadas a retirar os produtos do comércio até que sejam sanadas a irregularidades.

Consumidores que necessitarem de esclarecimentos ou suspeitarem de irregularidades podem entrar em contato com a Ouvidoria do órgão por meio do telefone 0800 081 1526, das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira, ou pelo formulário de denúncia no site www.ipem.pe.gov.br.

Via OP9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!