CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES ATUALZADO

JAQUES ATUALZADO

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

sábado, 9 de novembro de 2019

Diretório Municipal do PT promove Encontro de Juventudes em Petrolândia, PE

Imagens: PT e JPT

Ontem (8), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolândia jovens de diversos segmentos se reuniram para discutir e propor projetos de políticas para as juventudes.


Promovido pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), junto ao coletivo Juventude Petista (JPT), desde o convite o ato foi concebido de forma suprapartidária, fazendo convite, portanto, a todos os partidos e lideranças não partidárias do município e região.

A condução dos trabalhos foi feita pelo jovem Douglas Conrado que iniciou com apresentação cultural: o coco da comunidade Quilombola Borda do Lago, que, ao final, presenteou a deputada estadual, Teresa Leitão (PT), com um boneca produzida na própria comunidade.

A mesa foi composta por representações estaduais da JPT, grêmio estudantil, Núcleo de estudos de gênero, ONG, esportes...


Léo Lins, secretário de juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) de Petrolândia e a deputada estadual Teresa Leitão conduziram a palestra magna sobre o tema: “Políticas públicas para as juventudes de Pernambuco do litoral ao sertão – Avanços, retrocessos...o que há por fazer?”.

Na sequência foram separados grupos por eixos: 1. Educação, Cultura e Lazer, 2. Diversidade, 3. Comunicação, Participação Social e Trabalho, 4. Esporte, Saúde e Mobilidade.


Retornaram à plenária fazendo a leitura das reivindicações dos jovens sobre cada ponto. A prefeita, Janielma Souza (PSB) esteve presente, ouviu as propostas e críticas e se comprometeu a receber da comissão o documento final do encontro, assim como manter mesa permanente de discussão em busca de atender os pedidos:

“É muito importante e agradeço por ser convidada a participar de um espaço tão plural com jovens interessados pela política... Assumo o compromisso de me reunir com mais tempo para discutir todas as demandas levantadas. Parabenizo a atitude do partido em se promover espaços assim e acredito que todos os partidos deveriam tratar os jovens dessa forma.” Declarou a prefeita.


Um dos pontos tidos como urgente foi com relação ao transporte para jovens estudantes que cursam fora do domicílio curso técnico ou superior que, atualmente, custam caro e levam muitos jovens a desistir dos estudos.

Além da deputada estadual, Teresa Leitão, estiveram presentes as representações políticas: José Maurício e Natanael Caetano, respectivamente, presidente e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Ana Tereza Simões, presidenta do Conselho da Mulher; os vereadores Delano Santos (PSB) e Evaldo Nascimentos (PSD); Lourival Simões (PSB), ex-deputado e ex-prefeito; Fabiano Marques (PTB), ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores; Rogério Novaes (PSD), ex-vereador; João Batista “JOTA”, pré-candidato a prefeito.

O encerramento do encontro se deu com mais apresentações culturais: Douglas fez leitura de um dos poemas presentes no livro de seu tio, Anchieta Dali (Nação Avacalhada), livro prefaciado por Lula ainda na prisão. Ivone Santos, poetisa popular a declamar um de seus diversos poemas e Matheus, jovem compositor de RAP, que escreveu versos em homenagem à jovem desaparecida Nayara Emanuela.

O resultado das discussões será sistematizado em um documento que servirá de norte para reivindicações à atual e posteriores gestões.
Na ocasião, todas e todos foram convidados a participar do ato de posse do novo diretório do Partido dos Trabalhadores.





Fonte: Blog D' Água

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!