ter, 16 abril 2024
InícioDestaquesAdagro alerta criadores pernambucanos para foco de peste suína em Alagoas

Adagro alerta criadores pernambucanos para foco de peste suína em Alagoas

Foto: Imprensa/Adagro divulgação

A Agência de Defesa e fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) está alertando produtores do Estado para o novo foco de peste suína em Alagoas. A fiscalização do trânsito de animais na divisa com Pernambuco será intensificada e entrada de suínos será proibida. Ontem (10) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou o foco no município de Traipu (AL), numa propriedade com 32 suínos e que fica a 7 km da divisa com Sergipe. O foco em Alagoas preocupa ainda mais a Adagro, visto que já são três estados confirmados com a doença. No total são 65 focos, sendo 48 no Ceará, 16 no Piauí e um em Alagoas, totalizando 1.397 animais doentes.

Só em 2019 Pernambuco recebeu 484 suínos do Estado alagoano. Nenhum deles veio do município do foco, mas como a peste suína é viral e contagiosa, o trânsito de suínos, seus produtos e subprodutos de Alagoas, Ceará e Piauí para Pernambuco estão proibidos até que os focos sejam completamente sanados.

A peste suína clássica é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada, que afeta suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies. Os principais sintomas da doença são lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (membros, orelhas, focinho e cauda), febre alta, constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos (tremores nas patas), conjuntivite, problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio), falta de apetite e fraqueza.

A Adagro alerta que o trânsito de suídeos, independente do destino e da finalidade, depende da Guia de Trânsito Animal (GTA). O produtor pernambucano deve ficar atento e qualquer suspeita deve ser comunicada na Adagro mais próxima. Pernambuco tem mais de 730 mil suínos cadastrados.

Via Carlos Britto
Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
22.2 ° C
22.2 °
22.2 °
96 %
2.1kmh
53 %
ter
33 °
qua
32 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
27 °

Mais Lidas