qui, 28 março 2024
InícioDestaquesMorte de abelhas em Pernambuco é investigada e preocupa produtores de frutas

Morte de abelhas em Pernambuco é investigada e preocupa produtores de frutas

A morte de abelhas está preocupando criadores e agricultores do Vale do Rio São Francisco, em Pernambuco. A região é uma das principais produtoras e exportadoras de frutas do país e o inseto tem papel fundamental na atividade.

Segundo a Associação dos Criadores de Petrolina, há 3 anos os 32 associados conseguiam extrair mais de 30 toneladas de mel por ano. Atualmente, a produção não chega a 20 toneladas.

A preocupação com o sumiço dos insetos foi trazida também para o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna). Os pesquisadores estão tentando descobrir o que pode estar provocando essas mortes.

O estudo está sob a responsabilidade da pesquisadora Aline Andrade e Silva, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Foram coletadas abelhas mortas e também mel de diversas colônias da região.

“Várias coisas podem estar acontecendo, pode ser mudança climática, pode ser em função da supressão da vegetação, e pode ser também o uso de agroquímicos, o uso de pesticidas“, explica.

A pesquisadora acredita que está na hora de produtores rurais e criadores de abelha discutirem a questão para minimizar os prejuízos com a morte dos insetos.

Petrolina é um importante município produtor e exportador de frutas. E os agricultores sabem que sem abelhas não tem produção. Elas são responsáveis pela polinização de 80% dos frutos que saem da região.

“Se não tiver abelha para polinizar, só o agrotóxico não resolve. A gente tem que ter abelha”, afirma o agricultor Henrique Hugo Alves da Silva.

O Ministério Público de Pernambuco afirmou que também está analisando o caso.

Via Didi Galvão
Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
32.6 ° C
32.6 °
32.6 °
31 %
6.5kmh
75 %
qui
37 °
sex
32 °
sáb
34 °
dom
34 °
seg
33 °

Mais Lidas