sex, 29 março 2024
InícioDestaquesMinistério Público recomenda a Prefeito do Sertão de PE a exoneração de...

Ministério Público recomenda a Prefeito do Sertão de PE a exoneração de cargos que tenham parentesco com gestores públicos


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Trindade, Antônio Éverton Soares Costa, a exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados, funções de confiança ou gratificadas, que possuam relação de parentesco consanguíneo até o terceiro grau com qualquer servidor que ocupe cargo de direção, chefia ou assessoramento no órgão municipal. O prazo dado para serem tomadas as medidas é de 15 dias.

A recomendação foi emitida pela promotora de Justiça Luciana Carneiro Castelo Branco com o objetivo de acabar com a prática de nepotismo na prefeitura. O MPPE recomendou ainda que o prefeito adote medidas para que o município passe a exigir, como requisito para nomeação de cargos comissionados e funções de confiança, que o nomeado, no ato da posse, declare por escrito e sob penas da lei, não ser cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo de nenhum servidor investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento da Prefeitura.

A Prefeitura de Trindade tem 15 dias para arremeter à Promotoria a cópia dos atos de exoneração e rescisão contratual que se encontrem nessas situações, informando o acatamento da recomendação. Caso a recomendação não seja acatada, serão tomadas medidas legais pelo MPPE a fim de assegurar a sua implementação. 

Via: G1 Petrolina
Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
24.1 ° C
24.1 °
24.1 °
90 %
5kmh
99 %
sex
34 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
33 °
ter
32 °

Mais Lidas