CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

sábado, 29 de dezembro de 2018

A nova cara do governo de Pernambuco

A menos de quatro dias para o fim de 2018, o governador reeleito Paulo Câmara (PSB) anunciou, na noite dessa sexta-feira (28), os nomes que formarão o primeiro escalão do seu segundo mandato, que iniciará no dia 1° de janeiro. Houve mudanças de titulares em 17 secretarias, além de quatro órgãos da estrutura de apoio ao governo do socialista.

O novo secretariado terá a marca do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Um dos principais auxiliares do prefeito, o secretário municipal de Planejamento e Gestão de Pessoas, Alexandre Rebêlo, comandará a Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag). A pasta é uma das principais do Estado e concentra as funções de gestão fiscal e coordenação de programas como o Pacto Pela Vida. À frente da gestão dos Compaz da prefeitura, o jornalista Eduardo Machado assumirá a Secretaria de Imprensa.

O secretário de Governo do Recife, Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, também foi um dos nomes remanejados para compor a nova equipe de Paulo. Sileno será agora o responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Social. 

Ao todo, apenas cinco secretários foram mantidos: Antônio Figueira, na Assessoria Especial; Antônio de Pádua, na Secretaria de Defesa Social; Fred Amâncio, na Secretaria de Educação; Pedro Eurico, na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos; e Sílvia Cordeiro, na Secretaria da Mulher. Em todas as outras pastas, houve substituição de titulares.

Geraldo Julio é um dos principais aliados do governador e atuou na coordenação da sua campanha em 2018. Na véspera de Natal, ele e o governador inauguraram um conjunto residencial com 36 moradias em Campo Grande, na Zona Norte do Recife. A nova configuração do secretariado estadual reposiciona quadros centrais do PSB para as eleições de 2020 e 2022.

“Ouvi secretários que podem vir da Prefeitura do Recife, muitos eram secretários do Estado também, trabalharam conosco. Tem muita gente do Estado na prefeitura, vamos buscar trazer os melhores para o momento e nas suas respectivas pastas dar conta do recado, devem atender melhor o cidadão, servir e gerar emprego”, destacou Paulo Câmara na manhã dessa sexta, após missa de Ação de Graças no bairro de Casa Forte.

RECIFE

Também nessa sexta, a Prefeitura do Recife anunciou os nomes que assumirão os postos que ficaram em aberto devido às migrações para secretarias estaduais. Para a pasta de Educação, antes ocupada por Alexandre Rebêlo, Geraldo Julio nomeará o economista Bernardo D’Almeida, hoje secretário Executivo da Secretaria Estadual da Fazenda.

O administrador de empresas Antônio Júnior, por sua vez, que atualmente é secretário executivo de Transportes do Governo do Estado, ficará à frente da pasta de Trabalho e Qualificação Profissional no lugar de Bruno Schwambach.