CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

sábado, 3 de novembro de 2018

Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no Distrito Federal

A partir da zero hora deste domingo (04), os moradores de 10 Estados e do Distrito Federal devem adiantar os relógios em uma hora. O ajuste nos relógios, que vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, valerá até a madrugada do 3º domingo de fevereiro de 2019.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão, pois a mudança é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há diferença mais significativa na luminosidade do dia entre verão e inverno.

Nos Estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, os dias de verão são mais longos. O objetivo do horário de verão é estimular as pessoas e as empresas a aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos sejam ligados para reduzir o consumo e a demanda por energia no horário das 18h às 21h.

O horário de verão foi encurtado neste ano. Tradicionalmente, o ajuste no relógio começava a valer no 3º domingo de outubro. Entretanto, em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer atendeu ao pedido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e adiou o ajuste para o 1º domingo de novembro, para que não entrasse em vigor entre o 1º e 2º turno das votações.

No inicio deste mês, o Palácio do Planalto também chegou a informou que, a pedido do MEC (Ministério da Educação), a entrada do horário de verão seria adiada para 18 de novembro, para não prejudicar estudantes que participam do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Entretanto, o governo voltou atrás e manteve o início agendado para este domingo.

Telefones celulares

As mudanças na data de início causaram confusão. Nos finais de semana de 15 e 21 de outubro, usuários de telefone celular reclamaram da mudança automática do horário nos aparelhos.

Em nota (leia na íntegra), o Sinditelebrasil, representante das grandes operadoras de telecomunicações, afirmou que as operadoras de telefonia programaram o horário das plataformas de rede e serviço de acordo com o calendário oficial, mas que algumas funcionalidades do aparelho do usuário podem impedir a atualização correta.

De acordo com o sindicato, caso a função “data e hora” do aparelho não estiver em modo de busca automática, o celular não atualizará o horário de verão automaticamente.

Fim do horário de verão

O horário de verão foi instituído pela 1ª vez em outubro de 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas. Em 2017, o governo chegou analisar o fim do horário de verão. Um estudo do MME apontou queda na efetividade da medida pela mudança no perfil do consumo de eletricidade, que estão mais relacionados com a temperatura.

O ajuste nos relógios também é adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado, Rússia, China e Japão, por exemplo, não implementam esta medida.

Via PE Notícias