CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Vereador é preso no Sertão de PE por transporte irregular de eleitores


Um vereador de Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, que não teve o nome nem o partido divulgados, foi preso neste domingo (7), primeiro turno das eleições 2018, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O tribunal informou que a prisão ocorreu por transporte irregular de eleitores.

(Correção: o G1 errou ao informar que o prefeito de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, Marcilio Rodrigues Cavalcante, do MDB, havia sido preso sob suspeita de boca de urna. A informação foi repassada, durante a tarde, pelo assessor da Corregedoria Regional Eleitoral, Orson Lemos. No fim da tarde, o presidente do tribunal, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, desmentiu a prisão e disse que o prefeito foi levado à delegacia como testemunha de um crime eleitoral. O erro foi corrigido às 18h15.)

Inicialmente, o TRE-PE havia divulgado que 14 pessoas que estavam com o prefeito foram detidas por boca de urna. O tribunal também atualizou essa informação para 12 militantes políticos envolvidos na ocorrência.

“As informações que a gente tem são transmitidas por terceiros, não chegou na Justiça ainda. Está fazendo [Boletim de Ocorrência] B.O. na delegacia. Então, as pessoas começam a telefonar dizendo 'foi preso, foi preso’. Ninguém sabe essa informação, tanto que nós mandamos a empresa a se dirigir à [Secretaria de Defesa Social] SDS, na ocasião. Agora, nós já sabemos. Ele foi chamado, arrolado como testemunha, porque [a ocorrência] envolve 12 pessoas”, disse o presidente do TRE-PE.

Em Caruaru, no Agreste do estado, o vereador Cecílio Pedro (MDB), foi detido por suspeita de "boca de urna" em um colégio eleitoral do município, segundo a Polícia Militar. A PM informou que ele estava distribuindo materiais de candidatos no local quando foi flagrado por um fiscal de uma coligação.

O parlamentar foi levado para a Delegacia de Polícia Federal de Caruaru para prestar depoimento. Ao G1, a defesa de Cecílio Pedro informou que o vereador disse que estava com o material político no bolso da calça e que não teria entregado nada a nenhum eleitor que estava no local.

Urnas eletrônicas
Até as 17h deste domingo (7), houve 340 atendimentos para verificar defeitos técnicos em urnas eletrônicas no estão. De acordo com o TRE-PE, essas ocorrências resultaram na substituição de 186 terminais de votação no estado.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, George Maciel, as urnas substituídas não perdem os votos anteriormente computados. Os principais problemas são de troca de bobinas de papel antes do início da votação.

“Isso é esperado. Ao longo da votação, esses equipamentos podem apresentar defeito e o tribunal colocou mais de 2 mil urnas para casos de substituição. Faltando duas horas para o fim da votação, esse número está bem aquém do que esperávamos. Os votos são todos registrados e ninguém perde a oportunidade de exercer sua cidadania”, afirmou George Maciel.

Do G1/Caruaru