CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Petrolândia: Equipe de ornamentação interna da festa do padroeiro responde a postagem do blog PN Notícias, sobre imagem de São Francisco que estava do lado de fora da igreja matriz


A redação do blog Petrolândia Notícias publicou na tarde dessa quarta-feira (3) uma reportagem a respeito da imagem do padroeiro São Francisco de Assis, está de lado de fora da igreja matriz de Petrolândia, durante as festividades no município. Está ação rendeu a insatisfação de alguns fieis por conta que de maneira tradicional a imagem do santo (a antiga vinda da velha cidade), tinha sua entrada garantida após a procissão dos pescadores e dos motoristas. 

O blog se informou e se inteirou da situação, afim de esclarecer nossos leitores sobre o caso; reveja a reportagem AQUI

Na manhã desta quinta-feira (04) à Equipe de Organização Litúrgica da Paróquia São Francisco, emitiu um Nota de Esclarecimentos, afim de esclarecer a população o motivo da imagem está do lado de fora da igreja.

Nós que fazemos parte da equipe de ornamentação litúrgica da Paróquia de Petrolândia, gostaríamos  de esclarecer aos fiéis as dúvidas que nos apontou o Blog PN Notícias.

1-A imagem de São Francisco de Assis que desde a segunda feira (01) está localizada no jardim, era a mesma imagem que na abertura dos festejos estava no interior da igreja matriz. Porém a mesma foi substituída A PEDIDO DA EQUIPE DA PARTE EXTERNA  para ser ornamentada no andor da procissão dos vaqueiros e na procissão dos motoristas. No entanto em NENHUM MOMENTO o interior da igreja ficou sem a imagem do nosso padroeiro. Sendo a mesma substituída. Como podemos conferir nas fotos enviadas a este blog.

2-A forma interna da ornamentação da igreja mais precisamente onde está localizada a imagem faz alusão à temática da "Vinha", que é a proposta da Diocese de Floresta para se trabalhar neste ano. Deixando a criatividade das comunidades a melhor  forma de expressar o tema quando se trata  de ornamentação. A qual o tema diz:  "Ide também vós trabalhar na minha vinha" a qual não tem nada haver com o Girassol colocado ao redor do corpo da imagem de São Francisco.


3-Como as coisas na igreja NÃO DEVEM SEREM TRATADAS A GOSTOS PARTICULARES, mas sim, à melhor maneira de revelar o mistério que celebramos, alguns documentos da igreja nos serve de orientação. Sendo assim, a IGMR (instrução geral do missal romano) no n°: 318 diz que: " A imagem dos Santos sejam dispostas de modo que conduzam os fiéis dos mistérios da fé que ali se celebram . Por isto, deve-se  cuida que não haja uma quantidade elevada de imagens e que está seja colocadas em devida ordem a fim de não desviar a atenção dos fiéis da própria celebração. E acrescenta: que não haja mais de uma imagem do mesmo santo. Pois se já havia uma lá, não haveria necessidade de colocar outra.

4-A SACROSANCTUM CONCILIUM, documento sobre a sagrada liturgia do concílio Vaticano II, pede que a ornamentação da igreja seja pobre é simples e não POMPAS E LUXURIAS, como em anos anteriores faziam. A final Francisco de Assis foi pobre deu todo seu ouro aos pobres e se doou para os mesmos.


5-O N°: 292 da IGMR, chama atenção para a quantidade de ornamentação da igreja, indicando  que a igreja não é um Salão vazio de sentido. Ao contrário, a Ornamentação é mensagem, é evangelho anunciado, além de ser um espaço acolhedor, que convida ao silêncio orante.

6-quando a igreja em seus documentos pede a ornamentação pobre e simples, ela quer dizer beleza sem exagero, beleza que se manifesta na simplicidade, do belo que encanta pela leveza e não pela exibição. A ORNAMENTAÇÃO DA IGREJA NAO TEM FUNÇÃO DE IMPRESSIONAR, mas de acolher para silenciar diante de Deus e para celebrar o ministério Pascal.

7-Por fim, gostaríamos de mencionar a falar do Papa Francisco na exortação Apostólica " Alegria do Evangelho", mais precisamente no N°: 33 onde ele diz que precisamos abandonar o velho cômodo critério pastoral que diz " FEZ-SE SEMPRE ASSIM" devemos esquecer um pouco a forma engessada de que sempre é assim, e foi assim... Devemos está aberto ao novo!

8-Deste modo, esperamos ter ajudado aos fiéis a entender o porque a imagem não RETORNA ao interior da igreja, PERMANECENDO EMBELEZANDO E ABENÇOANDO NOSSO AMBIENTE EXTERNO. Também vale a pena enfatizar que todas as decisões da ornamentação da festa do padroeiro teve a aprovação de todos da mesma equipe e não só de uma pessoa como vêem propagando por aí.

 A Todos Paz e Bem!

 Equipe de Organização Litúrgica da Paróquia de Petrolândia