CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Fetape discute situação de famílias desalojadas no município de Jatobá


Representantes da Fetape (Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco) se reuniram na manhã desta terça-feira, 18, com as famílias desalojadas da comunidade Bem-Querer de Baixo, no município de Jatobá. Na última quinta-feira, 13, policiais federais e militares cumpriram mandado de reintegração de posse na localidade, que fica nas terras dos indígenas Pankararu. Oito famílias foram retiradas das casas e ficaram sem ter para onde ir. Outras quatro receberam um prazo para providenciar a mudança, porque possuem pessoas idosas e, uma delas, um deficiente visual.

De acordo com a Fetape, as famílias estão com seus pertences menores, como utensílios de casa, e outros, como animais e produção de alimentos, sem lugar para ficar. Mais de 300 famílias devem cumprir a ordem de reintegração de posse. Uma nova ação de despejo vai ser cumprida para retirada de outras pessoas, mas a data ainda não foi anunciada pela Justiça. “A situação na comunidade é de medo e de insegurança sobre como vão viver sem casa e sem terra para produzir, já que muitos não receberam indenizações”, denuncia a Fetape.

“A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (FETAPE) está acompanhando o caso e enviou ao Governo do Estado de Pernambuco um ofício solicitando, em caráter de urgência, a reunião, com a presença da federação, das famílias da comunidade e de outras organizações apoiadoras, para que o Estado viabilize a sustentabilidade das famílias, com condições de produção e, principalmente, e em caráter emergencial, a questão da habitação”, informou a entidade.

Da redação do Blog Alvinho Patriota