CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Deputado Estadual Edilson Silva cobra a Estado e União garantia de segurança para índios Pankararus em Jatobá


Em discurso na Reunião Plenária no dia 24, o deputado Edilson Silva (PSOL) pediu que o Estado e a União garantam a segurança dos índios Pankararus que vivem no Sertão pernambucano.

De acordo com o parlamentar, os povos nativos vêm recebendo ameaças de posseiros que foram obrigados a desocupar territórios indígenas por determinação recente da Justiça Federal.

“A Polícia Federal esteve na região, há poucos dias, para promover a desintrusão dos posseiros. Houve tensionamento e violência. Os agentes, então, se retiraram e os indígenas ficaram desprotegidos”, relatou Edilson.

Ainda segundo ele, os episódios de agressão contra os Pankararus incluíram depredação da rede de abastecimento e água da comunidade.

Além disso, a hostilidade tem impossibilitado o funcionamento da escola e do posto de saúde do
local. “Nós da Comissão de Cidadania vamos exigir que o Governo do Estado garanta o policiamento, e que o setor de inteligência da Polícia Federal seja utilizado para salvaguardar a vida dos índios”, afirmou o deputado, que preside o colegiado na Alepe e esteve na área de conflito no último fim de semana. O território indígena dos Pankararu abrange os municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia. 

Por ASCOM/Alepe