CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Clima de Guerra em desapropriação de terra na Comunidade Bem Querer de Baixo, na Zona Rural de Jatobá [Fotos e Vídeo]

Polícia Federal no local/Foto: Alex Santos

Na manhã desta quinta-feira (13), moradores da Comunidade Bem Querer de Baixo, em Jatobá no Sertão de Pernambuco, foram surpreendidos com forças policiais federais e estaduais para cumprirem ordem de reintegração de posse de terra.

Moradores assustados e indignados com a terrível situação/Foto: Alex Santos
A ordem partiu do juiz Felipe Mota Pimentel, da 38ª Vara da Justiça Federal de Serra Talhada. Segundo informações o agente da Polícia Federal Luiz Carlos Ramos Porto nesta etapa será cumprida 12 reintegração de posse das mais de 300 famílias que estão no processo.

Agentes da Polícia Federal conversando com Rosivaldo Castor e os blogueiros Whitiney Pereira e Alexandre Sertão/Foto: Alex Santos

Nossa reportagem juntamente com os parceiros do blog Sertão News Petrolândia e do Portal Jatobá esteve na Comunidade Bem Querer de Baixo fazendo registro e tomando depoimentos dos moradores daquela Comunidade, durante nossa visita pudemos perceber caminhões para mudanças e forças policiais federais, estaduais, corpo de bombeiros, Samu e ambulâncias do município.

Muitas imagens e vídeos nos foram repassados onde mostram pessoas sangrando, crianças, jovens e idosos sendo submetidos a bombas de gás, spray de pimenta e até mesmo balas de borracha, usados para dispersão sem necessidade da população, visto que segundo os moradores não houve nenhuma resistência nesse momento por parte deles.

Cápsulas deflagradas encontradas pelos moradores/Foto: Whitiney Pereira

Durante nossa reportagem registramos um verdadeiro arsenal bélico, digno de invasão de morros ocupados por traficantes, moradores que há mais de séculos vivem naquela comunidade sendo tratados como marginais, onde até mesmo um templo sagrado foi alvo de balas de efeito moral, não respeitando idosos e crianças que ali se acolhiam daquela situação que só se vem em filmes de guerra.

O Sr. Jailson Balbino foi um dos agredidos que teve um corte nos lábio e um dos dentes quebrado.

Adimilson Nunis diretor de política agrícola da FETAPE/Foto: Alex Santos

O senhor Adimilson Nunis, diretor de política agrícola da FETAPE, condenou a ação desnecessária da Polícia Federal, visto que não houve nenhuma resistência, e até o momento as famílias que seriam desapropriadas não tinham um local apropriado para se instalarem.


A Prefeitura Municipal de Jatobá designou ambulâncias e profissionais de saúde para atenderem as pessoas daquela localidade, e até o momento em que estávamos na comunidade, 04 pessoas haviam necessitado de socorro, com pressão arterial alta e ferimentos por disparos de balas de borracha.

Uma das filhas de um dos líderes da comunidade, Adriana Souza, condenou a ação da polícia e disse que os direitos humanos foram totalmente desrespeitados, disse que não houve reação e sua família ainda teve a residência arrombada pelos policiais.



Por Redação do Portal Jatobá/Fotos: Alex Santos e Whitiney Pereira/Gravação de vídeo Maria Helena com edição de Alex Santos