CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Associação PROVIDA é convidada a iniciar projeto 'Princesa Tamar' pela prevenção ao abuso com crianças e adolescentes em Pernambuco e região


A PROVIDA foi convidada para participar de um seminário na cidade de Salvador-BA, o qual aconteceu do dia 17 a 19 do mês de Setembro de 2018. O seminário tinha como objetivo a elaboração de um projeto de prevenção ao abuso com crianças e adolescentes.

O projeto em questão é elaborado a partir da historia bíblica da princesa Tamar, retratada em Samuel II, capitulo 13, a qual conta o abuso sofrido por essa princesa pelo seu meio irmão.

O convite foi feito por um dos 25 padres da misericórdia do Brasil, Padre Moussa Serge Traore do Centro Cardial Lavigerie de Estudos e Pesquisas para o diálogo interreligioso e intercultural da universidade católica de Salvador (UCSAL, Salvador, Bahia).


Padre Serge usa a história da Princesa Tamar como base e exemplo de que o abuso, sofrimento e omissão sofridos pelas vítimas não é algo novo e que não se direciona a uma única classe social específica. Atingindo dos mais humildes às classes mais altas. Diante da retratação da história da Princesa Tamar, Padre Serge titula o nome do projeto como “Projeto Princesa Tamar”, o qual tem como objetivo principal a prevenção ao abuso e a partir daí possibilita orientar, acolher e proteger as vítimas acometidas. O trabalho será direcionado a todos os alvos possíveis a tal ato, a exemplo de igrejas, escolas, secretarias em geral e em qualquer espaço que seja visto como risco e que possa contribuir no trabalho de prevenção. O projeto é internacional e pioneiro no Brasil, o mesmo já foi aprovado pela Paróquia São Tiago Maior e será levado à Roma para comissão internacional do abuso de menores e em seguida ao Papa Francisco, o qual sinaliza a preocupação em acompanhar e manter a segurança desses menores, a começar pela igreja católica.


A PROVIDA iniciará o Projeto Princesa Tamar na cidade de Salgueiro-PE e em seguida nas demais cidades, com pretensão de instalar a matriz até novembro, e em dezembro toda a equipe PROVIDA se reunirá para receberá a visita do fundador do Projeto Princesa Tamar, Padre Moussa Serge, o qual celebrará as missas dentro do novenário do Bom Jesus dos Aflitos em Floresta-PE, nos dias 24 e 25 de dezembro de 2018.

No seminário estavam presentes Neide Silva da Pastoral Social Paroquial, Rita de Cássia da Pastoral Social São Tiago Maior – Cajazeiras, Vanessa Santos - Articuladora Social e Larissa - Pastoral da juventude da ASA – Ação Social Arquidiocesana, Dilma da Pastoral Social Cajazeiras, Maria Eugênia e Rita Bonfim da Pastoral Social Paroquial São Tiago Maior, Inês e Maria do Carmo da Pastoral da Criança representando a Paróquia São Gonçalo do Retiro, Padre Luciano Pereira Aguiar da Pastoral Social da Diocese de Floresta-PE e presidente da Associação dos Promotores da Cultura e Cidadania - PROVIDA, Claudia Leal Vice-Presidente e coordenadora da PROVIDA e secretária do conselho de Direito da Criança e do Adolescente de Petrolândia-PE, Lucicleide da equipe pedagógica da PROVIDA, Antônia Amorim – fundadora do SAC Social (rede de proteção e parceria aos direitos humanos), Assistente Social e trabalha em parceria com os poderes públicos. Todos como mesmo objetivo de cuidar de nossas crianças evitando ao máximo o número de outras possíveis “Princesa Tamar”.

Por Assessoria da ASSOCIAÇÃO PROVIDA/Fotos: Divulgação