CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

sábado, 18 de agosto de 2018

Sábado é Dia D da vacinação contra sarampo e poliomielite

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo/Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Depois de quatro anos sem confirmações de casos de sarampo, Pernambuco voltou ao mapa de estados com doentes em 2018. Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) atestou que um homem de 27 anos e a sobrinha dele, de 2 anos, moradores do Recife, tiveram a infecção. Os exames iniciais já haviam dado positivo para o vírus há 15 dias, mas precisavam ser revisados pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ). O Estado ainda tem 52 casos em investigação para a doença, sendo três deles de pessoas da mesma família dos dois casos confirmados. Ao todo já são 102 casos notificados no território pernambucano e desses a maioria (87) são de crianças menores de 1 ano até os 9 anos. 


Programações

A abertura estadual do Dia D será às 8h na Upinha Dia Bongi/Novo Prado, no Bongi. Mas todos os municípios vão estar com equipes reforçadas para receber crianças neste sábado. Confira algumas dessas iniciativas:

Recife 
A Capital terá imunização disponível em cerca de 170 unidades de saúde, das 8h às 17h. Também haverá 15 postos volantes para aplicação das doses em todos os distritos sanitários. Os locais volantes são: a igreja Batista da rua Imperial, no bairro de São José; Shopping Tacaruna; Praça do Hipódromo; Praça da Jaqueira, Hiper de Casa Forte; Academia da Cidade da Várzea; Jardim Botânico; Walmart Boa Viagem e Avenida Recife; Paróquia de São Sebastião e São Cristóvão, na Imbiribeira; Academia da Cidade da Macaxeira; União Sport Clube, na Macaxeira; Igreja Batista Lagoa Encantada; e Escola Municipal Dois Rios, no Ibura. O Recife computa já 30 casos notificados com duas confirmações. Dezesseis foram descartados e 12 ainda aguardam confirmação laboratorial. 

Paulista
Uma das estratégias de vacinação deste sábado é no Ecoparque das Paineiras, no Paulista. As crianças que forem até o local com os pais podem ser imunizadas e serão acolhidas com brincadeiras, pipoca, algodão e cama elástica. Dez profissionais de saúde estarão envolvidos na ação que acontece de 8h às 17h. A cidade terá imunização ainda em 52 unidades de saúde, que estarão de plantão. A meta é proteger com as doses 15 mil meninos e meninas do município. 

Cabo 
Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), o Posto Médico Manoel Gomes e a Policlínica Vicente Mendes no Cabo de Santo Agostinho estão a postos para o Dia D, 8h às 17h. No mesmo dia, às 9h, a nova USF Enseada dos Corais será inaugurada, e também receberá a ação, incluindo a presença de arte educadores e a participação do Zé Gotinha e da Maria Gotinha.

Olinda 
Serão mais de 360 profissionais, em 47 postos públicos e três volantes na cidade de Olinda. A vacinação volante será feita no quiosque da Secretária da Saúde na orla de Bairro Novo, na altura do quartel; no terreiro de pai Brivaldo, que fica na Cidade Tabajara; e no shopping Patteo, no bairro de Casa Caiada. 

Jaboatão
Nesta sábado todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades de Saúde da Família (USF’s) e policlínicas do município estarão aplicando doses das vacinas, das 8h às 17h. Haverá ainda um posto volante montado no Shopping Guararapes, no bairro de Piedade, que disponibiliza atendimento diário das 8h às 20h.

Via FolhaPE