CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Polícia prende ex-presidente da Câmara Municipal de Paulista e outros quatro suspeitos de corrupção e fraudes

Policiais civis cumprem mandados na Câmara Municipal de Paulista, no Grande Recife (Foto: Elvys Lopes/TV Globo)

Cinco suspeitos de integrar uma organização criminosa que atua na Câmara Municipal de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, foram presos nesta sexta-feira (10) na Operação Chaminé. Entre eles, estão um ex-vereador de Paulista que presidiu a Câmara da cidade, uma funcionária do local e um ex-candidato a prefeito de Araçoiaba, também no Grande Recife. (Veja vídeo acima)

O grupo é suspeito de praticar crimes de corrupção (ativa e passiva), fraudes em licitação, lavagem de capital e peculato, além de associação criminosa. Além dos cinco mandados de prisão, a operação cumpre dez de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Paulista. O cumprimento deles ocorre em Paulista, Araçoiaba, Igarassu e Jaboatão dos Guararapes.

A investigação começou em abril deste ano. Segundo a polícia, a organização criminosa se articulava a partir do gabinete de Iranildo Domício de Lima, que era presidente da Câmara Municipal de Paulista no período em que os crimes aconteceram, entre 2013 e 2015.

Ainda de acordo com a polícia, ele teria contado com a ajuda de Lúcia Maria do Nascimento, advogada e funcionária da Câmara Municipal de Paulista. "Ela é uma diretora que usava a conta dela para recepcionar os valores que eram desviados nessa fraude", disse o delegado Sérgio Ricardo.

Ao todo, 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, participam da Operação Chaminé, que é a 32ª operação de repressão qualificada do ano, de acordo com a Polícia Civil. A corporação informou que os detalhes da investigação serão divulgados em uma coletiva de imprensa na manhã da segunda-feira (13).

Respostas
O ex-presidente da Câmara Municipal de Paulista, Iranildo Domício de Lima, está filiado ao PHS. A TV Globo entrou em contato com a direção do partido, que não quis se pronunciar sobre a prisão do ex-vereador.

O empresário Elias Ulisses da Silva foi candidato a prefeito de Araçoiaba pelo então PTdoB, agora Avante, mas, de acordo com a direção do partido, ele não está mais filiado. A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com ele.

Com relação à advogada Lúcia Maria do Nascimento, a Câmara Municipal de Paulista, de onde ela é funcionária, não atendeu às ligações da reportagem.

Do G1/PE